Conscientização sobre o Autismo no CCBB - Santa Tereza Tem
Logo

Conscientização sobre o Autismo no CCBB

Conscientização sobre o Autismo no CCBB com oficinas de capacitação e rodas de conversa gratuitas

O Programa Educativo CCBB–BH realiza, na semana de 2 a 6 de abril, uma série de programações que lembram o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril) e a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na comunicação entre surdos e ouvintes.

A roda de conversa com o tema “As artes e outras interações sociais no universo autista” abre a programação, no dia 02 de abril, e apresenta questões básicas que se referem à melhor compreensão sobre o Transtorno de Espectro Autista. Os debates terão a participação do psicólogo Rafael Saliba Regis, da Fundação de Atendimento Especializado de Nova Lima – FAENOL e do Coletivo UsMala (Banda Musical composta por profissionais e usuários da FAENOL); Adriana Melo, mãe de autista; Hugo Oliveira, pai de autista e Henrique, historiador pela UFMG e autista.

O Programa Educativo do CCBB-BH também celebra a parceria com o projeto “Librário: Libras nas escolas e na vida” e oferece uma semana de formação aberta e gratuita ao público interessado, como profissionais das Libras que atuam em escolas, universidades, empresas. A capacitação se dará por meio da oficina ministrada por Flávia Neves Castro, formada em Licenciatura em Artes pela Escola de Design da UEMG e pesquisadora de Design Inclusivo para surdos. Será entre os dias 4 e 6 de abril e traz como proposta a prática do Librário, buscando a aproximação do público em geral com o estudo e desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), viabilizando a comunicação entre surdos e ouvintes.

As oficinas terão uma estrutura prático-teórica apresentando conteúdos como a contextualização da história dos surdos, da tecnologia social do Librário, saudações em Libras, palavras do campo semântico em geral, palavras do campo semântico das artes, metáforas visuais, desenhos e ícones. As oficinas terão duração de três horas, contemplando ao todo 75 participantes.

Sobre o Librário:

O Librário é um jogo constituído de um baralho de pares de cartas e outras propostas lúdicas contendo os sinais de Libras e as palavras em português, possibilitando o aprendizado de sinais para ouvintes e viabilizando a comunicação entre surdos e ouvintes. O aprendizado permite, de forma divertida, o estreitamento de laços entre a comunidade, no qual todos estão incluídos. Desde 2015, o Programa Educativo do CCBB estabeleceu uma parceria com o projeto “Librário: Libras nas escolas e na vida”, que se estendeu para os programas educativos dos CCBB’s de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro proporcionando uma maior abertura para a realização do trabalho e alcance do público em geral.

SERVIÇO
Programa CCBB Educativo – Ações sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e “Semana do Librário”

Roda de conversa: 02 de abril | 19h | Sala 206, 2º andar | CCBB BH

Oficinas
04/04 | 14h | 15 vagas
05/04 | 19h |30 vagas
06/04 |09h30 | 30 vagas
Local: Sala 206, 2º andar CCBB BH – Praça da Liberdade
Inscrições: pelos telefones (31) 3431.9440 | (31) 3431.9441

Anúncios