Pré-carnaval em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Pré-carnaval em Santa Tereza

Blocos de rua em Santa Tereza mantêm a tradição do carnaval

Blocos de rua em Santa Tereza mantêm a tradição do Carnaval, que começou em 1933, com o Eu Não Rapo Nada. Criado por José Inácio Resende e moradores das Ruas Alvinópolis, Dores do Indaiá e Conselheiro Rocha. O último desfile foi em 1961, por Zé Inácio ter adoecido. Seguindo os passos do Eu Não Rapo Nada, teve a famosa Banda Santa, Os Iluminados, os blocos caricatos Os Inocentes de Santa Tereza, Satâ e seus Asseclas e Os Infiltrados,  a escola de Samba Unidos de Santa Tereza e o bloco APAE Folia.

Na década de 90 havia os pequenos blocos formados por moradores das ruas, que saiam pelo bairro e se encontravam na Praça Duque de Caxias. (Informações do livro Bairro Santa Tereza – Tradição e História, de Luis Góes).

Hoje são outros tempos. Confira os blocos que vão sair no pré-carnaval de Santa Tereza.

Dia 5  de fevereiro – Segunda-feira
Volta Belchior – Ensaio do fim do mundo

“Afinal, se o mundo acabar, que seja ao som do nosso eterno Belchior!” . Último ensaio do bloco mais bigodudo da cidade, o Volta Belchior. Criado em Santa Tereza, por um grupo de amigos, fãs do músico cearense, que se juntaram para homenagear o ídolo. Assim o bloco sai pelas ruas do bairro, com a bateria Alucinação e no trio elétrico, músicos, a maioria moradores do bairro, tocando em ritmo de carnaval as composições do compositor bigodudo, que faleceu no ano passado.

Neste ano o lema central do bloco: NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES! #nãoénão e ponto final!

O ensaio irá contar com grandes participações de: Aline Calixto, Pedro Morais, Titane, Gustavo Maguá e do bloco sensação do carnaval 2018, o Lindo Bloco do Amor, que faz uma homenagem ao eterno Gonzaguinha!

Local Planeta Gol – Rua Conselheiro Rocha, 1700 = esquina com Rua Estrela do Sul
Hora: 17h
Página do Facebook

Clique aqui e confira o pré-carnaval por toda cidade

03 de fevereiro – Sábado

Cortejo Apae Folia
No próximo dia 03 de fevereiro, sábado, será o desfile do Bloco APAE Folia, bloco mais alegre e inclusivo da cidade., cujo cortejo já é tradição em Santa Tereza.

Este ano, o tema do desfile será os 120 anos de Belo Horizonte.  Sempre antecipado, uma semana antes do carnaval, a concentração do bloco será em frente à sede da Apae-BH, na rua Cristal, 78, no bairro Santa Tereza, a partir das 14h.

Data: 03 de fevereiro de 2018 – sábado
Local da concentração: APAE-BH – Rua Cristal, 78, bairro Santa Tereza
15h: Abertura – Fala da Presidente da APAE-BH, da Secretária Municipal de Políticas Sociais, Maíra Collares e dos representantes da comunidade, em frente à sede da APAE-BH.
15h30min: sai da Rua Cristal, desce a Mármore e segue pelas principais ruas do bairro Santa Tereza, com duas paradas para apresentação dos ritmistas da bateria APAETUCADA.
Saiba mais sobre a Apaefolia

Ensaio do Balai Lama
Bloquinho formado por família do bairro Glória e amigos, moradores de Santa Tereza tem uma bateria, apesar de pequena bastante afiada no ritmo e animação ao som do mangue beathits da Nação Zumbi, marchinhas, músicas infantis e até canções da Madonna.

Local: Praça José Persilva
Hora: 17h

 

Bloco Duro

O Bloco Duro completa oito anos de folia. Foi um dos primeiros bloquinhos que surgiu no resgate ao carnaval de rua. Sempre saindo em Santa Tereza, seus criadores fazem questão de preservar o status de “bloquinho”, formado por amigos e familiares de todas as idades.  Do bloco participam famílias inteiras, desde a avó e o avó aos netinhos e netinhas.

Concentração:12h
Trajeto: Sai à 13h e dá a volta no quarteirão
Local: Rua Conselheiro Rocha com Divinópolis
Página do Facebook

04 de fevereiro – domingo
Bloco Alalaor

O Bloco  sai pela segunda vez no bairro e foi criado para homenagear um antigo e querido morador do bairro Santa Tereza, o Cirurgião Dentista Dr. Alaor da Silva Araújo que faleceu recentemente. O Dr. Alaor chegou aos seus 90 anos de idade sem nunca ter vivenciado um carnaval de rua, e foi através do bloco Alalaor que ele pode experimentar  esta emoção pela primeira vez em 2017.
O bloco caracterizou-se pela inclusão social, abrangendo todas as faixas etárias e por isso tornou-se adequado a crianças, jovens, adultos e idosos. Seu repertório é composto por Marchinhas, Aché Retrô, Sambas  consagrados e alguns sucessos atuais que animam a galera.
Ficou conhecido como o bloco da alegria, e em 2018 traz o tema “Viver e não ter a vergonha de ser feliz” parafraseando Gonzaguinha. Vem se consolidando como um bloco tradicionalmente familiar e este ano  marca sua presença em duas datas. Sairá no Pré carnaval,  dia 04/02  (Domingo ) e também no Carnaval dia 12/02 (segunda ). 
Dentre os 480 blocos cadastrados  pela Belotur, ficou entre os 80 blocos habilitados  e  aprovados na concorrência para o recebimento de auxílio financeiro da prefeitura. O bloco Alalaor  traz em seu trio Elétrico os renomados cantores Mineiros Daniela Guerreiro, Beto Gaunt e convidados e promete proporcionar  aos foliões, já no  próximo Domingo, muita diversão e alegria.

Hora: 14:00
Local: Rua Divinópolis, 418, Santa Tereza
Página do Facebook

Novos Malandros
O bloco sai pela primeira vez e homenageia o grupo Novos Baianos. O bloco foi formado a partir de encontro de amigos, frequentadores dos bares de Santa Tereza e o  é uma referência à música Mistério do Planeta do Novos Baianos.

Assim, a folia terá muito Preta Preta Pretinha, Besta Tu, Quando Você Chegar, Acabou Chorare, entre outros sucesso da banda baiana,  revivendo o clima do Carnaval da Bahia mais lá pela década de 70.

Hora: 14h as 18h
Local: Rua Conselheiro Rocha com Divinópolis
Página do Facebook

 

Bloco do Boi Rosado
É um bloco estreante e pequeno, que surgiu a partir da criação do folguedo Boi Rosado, bumba-meu-boi. criado em 2008, pelo artista plástico e poeta Severino Iabá, homenageia o escritor mineiro Guimarães Rosa.

Local: Rua Ângelo Rabelo com Mármore
Hora: 17h
Página do Facebook

Bloco Balai Lama
O bloquinho Balai Lama continua os ensaios de sua bateria, afinando o ritmo para o desfile, na semana que vem.
Local: Praça Cel Jose Persilva
Horário: de 14h às 19h
Página do Facebook

 

Anúncios