Não se espante se você “trombar” no domingo, dia 9, com atletas correndo pelas ruas do bairro É a Corrida de Rua Circuito Santa Tereza dos profissionais da administração escolar. A atividade é promoção do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAEMG), com sede no bairro, que congrega todos os trabalhadores, que exercem qualquer atividade em estabelecimento de ensino ou curso não seja a ministração regular de aulas. A Corrida faz parte das comemorações daadata dedicada a esses importantes profissionais da educação (8 de abril), uma parceria do Sindicado da categoria com a empresa TBH Esportes.
A Corrida terá o percurso de 5 km e a largada será em frente ao sindicato, Rua Hermílio Alves, nº 33, às 8h. Os corredores irão passar pela Avenida Silviano Brandão, Avenida dos Andradas, Avenida do Contorno até chegar novamente à Rua Hermílio Alves.
O evento é aberto aos auxiliares de administração escolar da rede particular de ensino – homens e mulheres. O número limite de participantes é de 300 pessoas, conforme o regulamento da competição. Mais informações basta ligar para 3057 – 8213.
Os participantes receberão da empresa uma camisa e medalha em alusão ao Dia do Auxiliar de Administração Escolar. Haverá ainda premiação especial para os três primeiros colocados, tanto homens e mulheres (1º lugar: R$ 500,00; 2º lugar: 300,00; 3º lugar: 200,00).
Trabalhador da educação
O Dia do Auxiliar de Administração Escolar foi estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho, cuja data é a da concessão da Carta Sindical ao SAAEMG no dia 08/04/1981.
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato, “é todo aquele profissional, cuja função no estabelecimento de ensino ou curso não seja a ministração regular de aulas. Incluem-se entre as atividades as de direção, planejamento, coordenação, supervisão, orientação, bibliotecário, monitoria, reforço escolar, revisão, treinamento, instrução, auxílio docente no seu trabalho em classe, de instrutor e técnico ou treinador desportivo. O último quanto às atividades não caracterizadas como aulas do currículo de ensino”.
A categoria está presente em todos os níveis da educação, ou seja, desde a educação infantil, ensino fundamental, médio, educação profissional, científica e tecnológica, educação superior e cursos livres de idiomas.