Todo mundo em BH já ouviu falar do hospital, mas pouquíssimas pessoas conhecem o Parque Estadual Florestal da Baleia (O Parque da Baleia é a primeira unidade de conservação ambiental de Belo Horizonte, criada em 1932 com 102 hectares). O parque fica na região leste de BH, bem aos pés do Pico Belo Horizonte ao lado das antenas de TV e Rádio, um lugar lindo e ABANDONADO, a cerca de 30 minutos da Praça sete, em uma área que abriga 6 nascentes e 4 quedas d’água, com uma mata de transição entre Atlântica e cerrado.
Nesse local já foram vistos: Lagartos e outros répteis, Maritacas, Tucanos, Gaviões e mais de 200 Espécies de Aves, vários mamíferos como: Cotias, Macacos, Esquilos e até Veados campeiros. Dentro das matas é possível encontrar também as ruínas de um muro de pedra construído por escravos com aproximadamente 1 KM que são os vestígios do antigo Curral Del Rey (datando da época da fundação da cidade).
O parque de fácil acesso compõe o corredor ecológico Leste de BH, junto com a mata do Jambreiro, Parque das Mangabeiras e a Serra do Curral. Infelizmente esse lugar lindo, com incrível potencial socioambiental, geográfico, arqueológico e de lazer, hoje está totalmente desprotegido, sofrendo com queimadas, podas ilegais, capturas de animais e lixo.
Todo morador de BH que sente na pele esse calor que nos parece “assar vivos” gostaria de poder fazer um passeio em uma mata fresca e limpa; tomar um banho gelado em uma de suas quedas d’agua e entrar em contato com a natureza Nós temos tudo isso dentro de Belo Horizonte! O poder público vem sendo omisso com essa área desde os anos 80, chegou a hora de nós, cidadãos e usuários dos espaços públicos, tomarmos a consciência que basta conhecer para ajudar. Um local maravilhoso que precisa da união dos Belo-horizontinos e todos os inconformados com essa crescente falta de verde e descaso com nossas matas.
*Ativista ambiental, texto e fotos publicados pelo Projeto Coração da Terra