Oficina de Microcontos - Santa Tereza Tem
Logo

Oficina de Microcontos

Oficina de Microcontos no projeto Ciclos de Convivência Literária

Neste fim de semana, 08 e 09 de outubro, o projeto Ciclos de Convivência Literária promoverá a Oficina de Microcontos, comandada pelo escritor João Carrascoza. Esta primeira oficina literária almeja ampliar a experiência do leitor em outros espaços de formação e atuação. “Cada oficina pretende potencializar as habilidades criativas e críticas de um público interessado em assumir o papel de escritor”, revela Dolores Orange, uma das idealizadoras do projeto.

joão casca

João Carrascoza

A oficina será gratuita, mas terá limite de 15 participantes. Os interessados deverão enviar um texto, de até dez linhas, para o e-mail ci*****************@gm***.com, explicando o motivo do interesse em participar. O e-mail deve trazer especificado, no campo “assunto”, informação sobre qual das atividades a pessoa pretende se candidatar.

O projeto promoverá mais duas oficinas até o final do ano: dia 05 de novembro, Noemi Jaffe, escritora e crítica literária, promoverá a Oficina de Escrita Criativa, e nos dias 26 e 27 de novembro, acontece a Oficina de Poesia, com o poeta e pesquisador Alberto Pucheu. “Enquanto os debates serão conduzidos por escritores mineiros reconhecidos e premiados no cenário literário nacional, as oficinas serão realizadas por três autores residentes em outros estados do país. Com tal composição, o evento pretende criar uma rede de diálogo que, embora privilegie a cidade de Belo Horizonte, coloca o leitor em contato com um conjunto mais amplo de escritores”, finaliza Dolores.

SOBRE OS CICLOS DE CONVIVÊNCIA LITERÁRIA

A proposta dos Ciclos é criar um espaço de debate sobre obras literárias brasileiras publicadas nos últimos dez anos e, assim, fortalecer uma comunidade de leitores de literatura contemporânea. Dolores Orange, uma das idealizadoras dos Ciclos, conta que pensou em uma forma de aproximar escritor e público. “Imaginamos um evento em que o autor fosse apresentado não como aquele que comenta a sua própria obra, mas sim como um leitor, aquele que acompanha a produção de outros autores. Convidamos escritores mineiros para falar sobre um livro que os tenha marcado de forma definitiva. Mas, diferente de uma palestra, os convidados conduzirão uma conversa com o público presente e poderão trocar experiências e interpretações a respeito de uma obra”, explica.

Os próximos cinco encontros dos Ciclos acontecerão sempre às quintas-feiras: dia 13 de outubro, Carlos de Brito e Mello falará sobre o livro “Vermelho Amargo”, de Bartolomeu Campos de Queirós. Em novembro, serão mais dois encontros: dia 03, com Renato Negrão comentando o livro “Rilke Shake”, de Angélica Freitas, e no dia 10, com Marcílio França Castro falando sobre a obra “O Sol se põe em São Paulo”, de Bernardo Carvalho.

Para participar de cada edição dos encontros, os interessados devem comparecer ao Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte 30 minutos antes do encontro, para retirar a senha. Todos os encontros serão gratuitos, e as vagas estarão sujeitas aos limites físicos do espaço, cuja lotação máxima é de 77 pessoas.

SERVIÇO OFICINA DE MICROCONTOS COM JOÃO CARRASCOZA

Data: 08 e 09 de outubro
Horário: sábado (08/10) – das 14h às 18h│ domingo (09/10) – das 9h30 às 12h
Local: Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1149 – Centro, Belo Horizonte).
Vagas: 15.

Inscrição Gratuita – enviar um texto, de até dez linhas, para o e-mail ci*****************@gm***.com, explicando o porquê do interesse em participar das oficinas. O e-mail deve trazer especificado, no campo “assunto”, informação sobre qual das oficinas a pessoa pretende se candidatar.

Anúncios