Fraternidade e Vida: evento marca o início da quaresma - Santa Tereza Tem
Logo

Fraternidade e Vida: evento marca o início da quaresma

A Praça Duque de Caxias é um espaço aberto a todas as manifestações da comunidade. Depois de receber a alegria, descontração e irreverência dos blocos de carnaval, nesta quarta-feira de cinzas do lugar à reflexão sobre a fragilidade humana, durante o evento Fraternidade e Vida, organizado pela Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha.

fraternidade cartaz O evento marca abertura do período da quaresma e segundo o pároco Padre Márcio de Sousa, “é uma oportunidade de encontro e oração dos fiéis e lançamento da Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil). Este ano a Campanha fala sobre a mensagem “Eu vim para servir” com o tema Fraternidade: Igreja e Sociedade.

A cerimônia de imposição das cinzas, que lembra não só a fragilidade da vida, mas também o desejo de conversão e o início do retiro espiritual de preparação para a Pascoa, acontece, padre márciosegundo padre Márcio, na igreja, durante as missas das  7h e das 19h. As cinzas usadas no ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A essas cinzas, mistura-se água benta e conforme a tradição, o celebrante da missa usa as cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na testa de cada fiel, proferindo uma dessas duas frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”. (foto: Padre Márcio, durante o evento em 2014)

IMG_6808As atividades na Praça Duque de Caxias começam logo após à missa, a partir das 8h e terminam às 18h. Durante todo o dia estarão sendo recebidas doações de alimentos não perecíveis e roupas, que serão entregues à Sociedade São Vicente de Paulo, que assiste centenas de famílias carentes da região.

Da programação constam ações de saúde como aferição de pressão, medição dos níveis de glicose e dicas sobre saúde; rua do lazer com brinquedos e distribuição de pipoca e algodão doce pra criançada; apresentação de capoeira, exposição de fotos antigas do bairro do acervo de Luis Góes e presença do projeto Santa Leitura na Praça. Haverá também oração com as crianças, oração do Ângelus e terço da misericórdia.

Confira a programação:

fraternidade

Anúncios