“A arte é um dom divino e colocá-la a serviço da evangelização é compartilhar esse dom”, assim o pároco da Paróquia Santa Tereza Santa Terezinha, padre Márcio, define a atual posição da paroquia do bairro, quanto à abertura para as manifestações culturais da comunidade como o incentivo à Folia de Reis e apresentação do músico Gabriel Guedes no dia 12 de dezembro último.
Ele salienta que “a Paróquia está inserida em um bairro marcado pela tradição cultural e tem o papel de valorizá-la. No caso da Folia de Reis é uma retomada da manifestação folclórica e cultural do povo, que tem sido sufocada por outras realidades atuais do mundo. É preciso valorizar a religiosidade popular, especificamente nesse caso, impregnada pelo louvor ao Menino Deus. para que ela não se perca e seja esquecida. Por isso, meu incentivo junto com a atuação da paroquiana Luciana Vieira, para que a família Naves retomasse o ritual da folia, visitando casas nos nove setores que compõem a Paróquia.”
No caso do show de lançamento do CD do Gabriel Guedes, “filhote” do Clube da Esquina, padre Márcio conta que foi procurado pelo músico com o pedido de liberar a igreja para a apresentação. “Fizemos uma avaliação sobre o tipo de música que seria apresentada e junto com outras pessoas da paróquia vimos que era possível e contamos inclusive com o apoio da Diocese. A igreja está aberta ao diálogo com a cultura do bairro”, explica.
Padre Márcio diz que esse diálogo está de pé para outras manifestações desde que seja feito um discernimento sobre as propostas e avaliadas se é possível conciliá-las com a missão da igreja. “É claro que nem é tudo que se apresente como proposta será aceito. Serão considerados o tipo de arte, o porte do evento e feita uma análise”, finaliza.