Bloco da Esquina 50 anos – Sonhos não envelhecem - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco da Esquina 50 anos – Sonhos não envelhecem

Com o tema “50 anos – Sonhos não envelhecem”, o Bloco da Esquina sai em cortejo na avenida dos Andradas em 19/02, a partir de 9h

O grupo desfilou pela primeira vez, pelas ruas de Santa Tereza em 2013, tendo como tema central as músicas do movimento musical Clube da Esquina. Entretanto, o bairro não recebe mais o desfile do bloco, pois o número de foliões aumentou tanto, que as ruas de Santa Tereza não comportam mais, esse mundão de gente que escorre pelas ladeiras e entope o meio fio.  Daí, segundo seu criador, o músico Renato Muringa a escolha da Avenida dos Andradas, na altura do número 3.560, “vai garantir espaço e segurança para que os foliões aproveitem sem riscos”.

A regência é da percussionista Analu Braga, no Bloco desde o segundo cortejo. “Celebrar a vida e a arte desse gigante que é Milton Nascimento, referência nos meus caminhos musicais e afetivos, é realmente muito emocionante”, diz ela que destaca também a alegria de comemorar os 10 anos do bloco e as cinco décadas do Clube da Esquina.

História do Bloco da Esquina

O Bloco da Esquina surgiu em 2013, em uma brincadeira dos músicos Renato Muringa e Mário Jaymowich. Com um cavaquinho e um pandeiro nas mãos, a dupla começou a tocar canções do Clube da Esquina, movimento cultural da década de 1970, em ritmo de pagode.

 O Carnaval de Belo Horizonte começava a ganhar fôlego com o aparecimento de bloquinhos, sobretudo, no tradicional bairro de Santa Tereza. Em 2013, não tiveram dúvidas e fizeram com que as canções do Clube da Esquina caíssem no samba.

Um grande desafio, pois, afinal, a ideia era montar um repertório que combinasse a batucada carnavalesca com a melodia indefectível, eternizada por nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Fernando Brant, entre outros. “Escolhemos músicas cujas estruturas não seriam tão modificadas em ritmo de carnaval”, diz Renato Muringa.

O resultado já pôde ser conferido no primeiro desfile do Bloco da Esquina. Canções emblemáticas como Maria, Maria; Um girassol da cor de seu cabelo; Nos bailes da vida e o Trem Azul foram carnavalizadas. E os foliões, é claro, aprovaram. Logo na estreia no Carnaval de BH, o público pôde conferir o hino do bloco, de autoria de Muringa e Jaymowich.

O bairro escolhido para os desfiles, claro, foi Santa Tereza, berço do Clube da Esquina. Pelas ruas de Santê o Bloco da Esquina pediu passagem e abriu as portas para a alegria.

O Bloco da Esquina saiu nas edições seguintes do Carnaval, em 2014 e 2015, com uma média de público de 2.000 a 3.000 pessoas. Daí foi necessário criar uma estrutura carnavalesca para abrigar não só os foliões, mas a grande banda formada por músicos profissionais e a bateria que também cresceu

Em 2017, bloco desfilou pela primeira vez com um mini trio elétrico, e teve neste ano, o apoio dos que ícones do Clube da Esquina, como Toninho Horta e Lô Borges, como convidados em alguns shows da banda, é o caso também de representantes da segunda geração do “Clube” como Gabriel e Ian Guedes, filhos de Beto Guedes; e Rodrigo Borges, filho de Marilton Borges e sobrinho de Lô.   

Com o crescimento do carnaval da cidade, e considerando a grande demanda por espaço no bairro de Santa Tereza, em 2019 a cortejo foi para outras esquinas e o desfile aconteceu no bairro da Graça, na região Nordeste, onde o bloco também possui identificação com seus moradores.

Em 2020, a festa, a maior até então do Bloco da Esquina, aconteceu novamente no bairro da Graça, com o tema “Qualquer forma de amor vale a pena”. Com o apoio financeiro e operacional da Belotur, cerca de 5 mil pessoas compareceram ao cortejo. Até uma lojinha virtual com itens com a marca registrada do bloco foi inaugurada.

Agora, em 2023, o Bloco retorna às ruas, depois da pandemia, mas vai para avenida dos Andradas e promete levar o público a cantar em uníssono as canções que marcaram época.

SERVIÇO

Cortejo do Bloco da Esquina – 19/02 (Domingo), às 9h
Local da Concentração: Avenida dos Andradas, altura do nº 3.560 (Pompeia)

Instagram: @blocodaesquina
Lojinha virtual: https://lojinhadobloco.meloja.com.br/

Anúncios