Toca de Assis a solidariedade em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Toca de Assis a solidariedade em Santa Tereza

Toca de Assis solidariedade em Santa Tereza

Instituição filantrópica tem como foco o movimento carismático, direcionando seu olhar a quem precisa
Reportagem e imagens de Letícia Assis

Roupas marrons, compridas e às vezes com a cabeça coberta, lá vão as irmãs da Toca de Assis caminhando rumo  à Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha. Mas o que é a Toca de Assis? Quem são elas?

A Toca de Assis nasceu dentro da Igreja Católica, inspirada na vida de seu principal patrono, São Francisco de Assis. Foi fundada no Brasil em 1994, em Campinas (SP) disseminando-se por diversas cidades, tendo como a principal missão a Pastoral de rua e o acolhimento aos moradores de rua. E Santa Tereza também tem a sua Toca de Assis, à rua Pirite, por meio do Instituto Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento. Foi lá que a irmã Ângela me recebeu para falar do trabalho realizado pela instituição e seus propósitos.

Abdicar da própria vida para dedicar-se àquele que é vulnerável, desolado e desamparado. Essa é a vocação das filhas da pobreza e de todos aqueles que fazem parte da Toca de Assis, fraternidade religiosa e filantrópica tem como base a fé e amor ao próximo, no encontro com o “próprio Cristo” nos pobres sofredores.

A irmã Ângela, que faz parte dessa família há 16 anos e meio, explica que lá as atividades são desenvolvidas em um trabalho em conjunto entre apostolados, religiosos e leigos, que resulta no acolhimento aos pobres, por meio de doações materiais, mas também do cuidado, atenção, carinho e amor para aqueles desamparados pela sociedade.

Assim, toda quarta-feira à noite, as irmãs vão em grupo até a Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, para alimentar as pessoas em situação de rua, que ali se encontram, com um jantar e a palavra de Deus. Alimentar o corpo e a alma. Assim, além da comida, levam palavras de fé, que auxiliem no resgate da autoestima, de forma a restaurar a dignidade dessas pessoas excluídas por diversas causas.

Às terças e quintas o acolhimento é no próprio lar da Toca, em Santa Tereza, quando os moradores de rua podem ir até lá buscar os donativos que a Toca recebe para auxiliá-los em suas carências mais básicas.

“O que mais eles carecem é de produtos de higiene, principalmente masculinos, então sempre recebemos doações de roupas, sapatos, pasta de dente e escova de dente, papel higiênico, presto barba, sabonete, shampoo, condicionador. Enfim, todos esses materiais que fazem parte da nossa rotina de higiene. Às vezes fica faltando uma coisa ou outra, mas eles sempre são muito compreensivos e acaba que dando certo!”, explica a irmã Ângela ao falar da sua rotina com a Pastoral.

Quem puder contribuir de alguma forma, irmã Ângela ressalta que toda ajuda é bem vinda. A Toca de Assis fica na Rua Pirite, número 151.

Anúncios