Bloco "Então, Brilha!" oferece "aulão" de canto e bateria - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco “Então, Brilha!” oferece “aulão” de canto e bateria

Bloco carnavalesco promove “aulão” na Vila Acaba Mundo

Na sequência das atividades do cronograma da Escola de Arte Brilhante, o megabloco de Carnaval “Então, Brilha!” irá promover um “aulão” conjunto de bateria e canto neste sábado, dia 3 de novembro, das 11h às 13h. O encontro, voltado para os moradores de comunidades, acontece na Vila Acaba Mundo, situada entre os bairros Sion e Mangabeiras, e deve reunir em torno de 50 integrantes da ala de percussão e do coral. Ele faz parte do projeto Escola de Arte Brilhante que busca capacitar moradores de comunidades na formação musical.

“Será a nossa primeira junção de turmas para tocar e cantar juntos. Creio que teremos uma sonoridade mais apresentável, o momento ideal para fazer experimentações”, diz o maestro-regente e instrumentista Di Souza, coordenador do “Então, Brilha!”.
Símbolo do renascimento da folia carnavalesca em Belo Horizonte, o “Então, Brilha!” aposta na Escola de Arte Brilhante como forma capacitar tecnicamente novos músicos, com oficinas de formação artística, inicialmente focadas nas alas de bateria e canto. “ Eclético, o bloco também está aberto para incorporar outros ritmos e levadas, ampliando o repertório.

Ciente da responsabilidade político-social, da coletividade e da inclusão, a Escola de Arte Brilhante se volta para as comunidades Aglomerado da Serra e a Vila Acaba Mundo, ambas na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A realização do projeto tem parceria com ONGs, centros culturais, associações de moradores e instituições comprometidas com ações sociais.
Os novos integrantes – 40 para a ala de bateria e 10 para o coral – têm quatro meses de aulas semanais de duas horas, com duração prevista até dezembro. A oficina de percussão está sendo coordenada pelos regentes do bloco juntamente com os percursionistas e regentes das próprias comunidades. Além de desenvolver potencialidades, como habilidade rítmica e percepção musical, os alunos entram em contatos com instrumentos como timbal, surdo, tamborim, caixa, repique e xequerê.

Já a oficina de canto é conduzida pelos dois vocalistas do “Então, Brilha!”, Michelle Andreazzi e Rubens Aredes. Na direção do coral do bloco, a dupla desenvolve técnicas vocais voltadas para a execução do repertório carnavalesco baiano. “Além de disseminar o conhecimento do canto, vamos colaborar com a formação musical na cidade, com efeito multiplicador”, diz Di Souza.

Sobre o “Então, brilha!”
Fundado em 2010, o bloco “Então, Brilha!” está intrinsecamente ligado ao renascimento do Carnaval de rua de Belo Horizonte, reunindo em torno de 80 mil pessoas. A concentração se inicia por volta de 5h na rua Guaicurus, polo boêmio no centro da cidade, e segue, a partir das 7h, para a Praça da Estação. Sob a bandeira da diversidade e da inclusão de minorias, o cortejo leva às ruas um repertório basicamente baiano, a exemplo das bandas Eva, Olodum e Timbalada e do axé de Daniela Mercury, Bell Marques e Ivete Sangalo, com direito a trio elétrico. A festa é marcada por muito paetê, glitter e purpurina e a multidão de foliões vestida de rosa e dourado. O nome “Então, Brilha!”, aliás, é uma citação do poema do poeta russo Vladimir Maiakovski: “Brilhar pra sempre / brilhar como um farol / brilhar com brilho eterno / gente é pra brilhar”.

Serviço
“Aulão” das oficinas de percussão e canto
Data: 03 de novembro (sábado)
Horário: das 11h às 13h
Local: Associação dos Moradores da Vila Acaba Mundo (Beco da Igreja, 59, Vila Acaba Mundo)
Curso gratuito
Não precisa ter instrumento, nem saber tocar ou cantar

Anúncios