Benção para os animais no Dia de São Francisco - Santa Tereza Tem
Logo

Benção para os animais no Dia de São Francisco

Benção para os animais no Dia de São Francisco, no adro da Igreja de Santa Tereza

Dia 04 de outubro é dia de levar os animais de estimação para a já tradicional benção de São Francisco, na Igreja de Santa Tereza. O pároco Padre Célio Domingos Xavier convida os tutores do animais a trazê-los para a cerimônia, que será às 9h e à tarde, às 17h, no Adro da Igreja de Santa Tereza, às 17h.”

Benção dos animais pelo então pároco de Santa Tereza, Padre Márcio, em 2018

Publicamos abaixo o artigo do jornalista Carlos Felipe Horta (*), Irmão do Sol, Irmão da Lua

Ele conversava com os pássaros, entendia os lobos selvagens, fazia pregação para os peixes, se despia diante de tudo provando sua pobreza, criou um presépio para lembrar o Menino Deus nascendo, recebeu as chagas de Cristo nas mãos e enviou “irmãozinhos – fioretti” para o mundo inteiro, para que divulgassem uma mensagem de paz.

Por isso e muitas coisas mais, Francisco de Assis se tornou um personagem universal, conhecido por quem é católico ou não, e o 4 de outubro é Dia Mundial dos Animais e o Dia Mundial da Anistia. Nesta data, em muitos lugares, dentro da tradição, animais recebem a bênção, fora e dentro das igrejas, lembrando a mensagem do santo que os tinha e os considerava irmãos, tanto quanto a lua, o sol e as estrelas.

São Francisco no Cerrado – Obra do artista plástico Menote Cordeiro

Na cultura popular brasileira, São Francisco é um dos santos mais presentes, bastando lembrar as romarias em Canindé e em Pirapora, sem falar que deu seu nome ao Rio da Integração Nacional, o “Velho Chico” nascido em terras mineiras. Lembrado também nas artes, inspirou filmes como “Francisco de Assis” e “Irmão Sol, Irmã Lua”, a cantata “O Peregrino de Assis” , o musical “Francisco e Clara e o lindo poema sinfônico “Francisco de Assis”, do mineiro Marcus Viana.

Quanto a livros, nem se fala. Por isso mesmo, fiquemos com um pouco conhecido, o “I Fioretti”, com seus contos em estilo medieval, retratando o santo e seus seguidores. Deixou muitas orações, algumas delas fazendo parte de uma verdadeira antologia de preces, como a “Oração de São Francisco pela Paz” e “O Cantico das Criatura”, bem representativas do espírito do santo e que . certamente, devem ter servido também de inspiração para que o atual papa tenha escolhido o nome de Francisco.

Não vamos perder a oportunidade de ler e rezar as duas.

CANTICO DAS CRIATURAS:Altíssimo, Onipotente, Bom Senhor! Teus são o louvor, a glória, a honra e toda a bênção. Louvado sejas, Meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que clareia o dia e que com sua luz nos ilumina. Ele é belo e radiante, com grande esplendor, de ti, Altíssimo, é a imagem. Louvado sejas, Meu Senhora, pela irmã lua e pelas estrelas que no céu formastes, claras, preciosas e belas. Louvado sejas, Meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar e pelas nuvens, pelo sereno e todo o tempo com que dás sustento às tuas criaturas. Louvado sejas, Meu Senhor, pela irmã Água, útil e humildade, preciosa e casta. Louvados sejas, Meu Senhor, pelo irmão fogo, pelo qual iluminas a noite. Ele é belo e alegre, vigoroso e forte. Louvado sejas, Meu Senhor, por nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa, produz frutos diversos, flores e ervas. Louvado sejas, Meu Senhor, pelos que perdoam, pelo teu amor, e suportam as enfermidades e as tribulações. Louvado sejas, Meu Senhor, por nossa irmã, a morte corporal, de quem homem algum pode escapar. Louvai todos e bendizei ao Meu Senhor, dai-lhe graças e servi-o com grande humildade”.

ORAÇÃO DA PAZ- “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz!. Onde houver ódio, que eu leve o amor, onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver discórdia, que eu leve a união; onde houver dúvidas, que eu leve a fé; onde houver erros, que eu leve a verdade; onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz. Mestre, fazei com que procure menos ser consolado que consolar, ser compreendido que compreender, ser amado do que amar. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, é morrendo que se vive para a vida eterna.”

O Santo também foi homenageado pelo poetinha Vinícius de Morais. Aqui na voz de Ney Matogrosso.

(*) Carlos Felipe Horta é jornalista, folclorista, historiador e colaborador do Santa Tereza Tem

Anúncios