Tem FIC BH também em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Tem FIC BH também em Santa Tereza

Tem FIC BH também em Santa Tereza -Festival Internacional de Corais 

O FIC 2018 homenageia os povos nativos, pilares da cultura brasileira, o encerramento contará com 1000 integrantes de Corais, Bandas e Congados e Grupos Indígenas.

Com entrada franca e com o objetivo de envolver as comunidades e difundir o canto coral e segundo seu idealizador maestro Lindomar Gomes,  “os povos nativos são os legítimos donos de nossa terra Brasil e temos uma dívida impagável. á 518 anos havia mais de 1.500 povos e hoje – em todo território nacional – existem um pouco mais do que 300 nações indígenas”.

Todos os anos, o FIC conta com a participação de cerca de 160 grupos de todas as regiões do Brasil, além de atrações internacionais. No site do Festival de Corais, é disponibilizado um acervo de partituras com arranjos de diversos profissionais da música. “Costumo dizer que o arranjador é o alfaiate da música”, completa Lindomar.  Confira: www.festivaldecorais.com.br/index.php/arranjos/arranjadores/

FIC em Santa Tereza

E Santa Tereza não poderia ficar de fora. Haverá apresentações nos dias 21, sexta, e 23, domingo, na Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha. A entrada é franca. Confira a programação abaixo.

Dia 21 – às 20h
Coral Flor de Liz, da cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha. O Coral, formado em março de 2009 pela Associação de Moradores e Amigos de Itinga e a Visão Mundial,é composto por jovens. O grupo resgata e divulga as cantigas culturais  do Vale. O trabalho do grupo também é direcionado para a formação cidadã, com orientações, palestras e dinâmicas, visando a inserção social e melhoria da qualidade de vida dos jovens participantes.

Turnê Coral Canto & Vida, fundado em 2000 em Belo Horizonte, realiza atividades culturais e sociais por todo Estado de Minas Gerais. Além da performance musical, o coral é engajado em projetos sociais, participando e promovendo eventos beneficentes, apresentando-se em festivais, Igrejas, missas, casamentos, bodas, congressos e em vários eventos sociais.

Dia 23 –  às 10h 

Coral Espírita João Cabete, fundado em 1996 em Belo Horizonte, é  filiado ao Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla, com sede no bairro Floresta.  Tem por objetivo a prática da beneficência por meio da música, cantar para curar as feridas do coração. Realiza apresentações mensais no Hospital Felício Rocho (no Ambulatório de Quimioterapia e no Instituto Oncológico) e em Casa de Idosos,  Hospital das Clínicas ( área pediátrica) e no Instituto Raul Soares, além de participar de festivais e encontros de corais.

Coral Infantil Ecos, uma parceria do Ecos Centro Musical e da Escola Municipal Júlia Paraíso, em Belo Horizonte, é composto por crianças de 6 a 12 anos. O repertório abrange canções folclóricas, populares e eruditas brasileiras e internacionais. A regência é de Izabela Pavan e o acompanhamento ao violão é feito por Adonay Neves.

Coral Puer Singers, criado no ano de 2010, em Belo Horizonte, apresenta um repertório eclético formado por composições de todos os períodos da História da Música Mundial, incluindo a Música Brasileira – Profana, Popular e Erudita – do Período Colonial ao Contemporâneo.

Coral Vozes do Vale do Paraopeba foi formado em 2013 inicialmente por jovens com alguns adultos para uma programação da Igreja de N.Sra de Piedade. Após o termino da programação os jovens se foram e permaneceram os adultos. Hoje é da terceira idade. O grupo, que já participou de vários Encontros de Corais e Festivais no estado, tem repertório é bastante eclético,  mas busca trabalhar as tradições da região da Vila de Piedade, a terceira mais antiga de Minas Gerais.

Gran Finale

No dia 23 de setembro, serão realizadas apresentações simultâneas em aproximadamente 15 lugares de 9h às 11h30. Às 12h haverá um cortejo do Parque Municipal até a escadaria da Igreja São José com apresentação de todos os participantes na escadaria e também nas sacadas do Edifício Acaiaca, um dos primeiros arranha-céus de Belo Horizonte. Depois da apresentação, será realizada uma concentração de corais, bandas, congados, grupos indígenas e outras manifestações culturais. Músicas como ‘O Canto do Pajé’ e outras conhecidas homenagearão os povos nativos, encerrando com chave de ouro mais uma edição do FIC.

Na Escadaria da igreja São José 

De 11h30 às 13h – Banda de Música São Vicente de Paulo, Banda Municipal Pedra Verde, Banda Sinfônica do CBMMG. BIOS Bombeiros Instrumental Orquestra Show. Bloco da Fofoca – Carimbó. Chorus Vocalis, Conpazz Ensamble – Descendentes d Nativos Aztecas, Coral Afro Thulany, Coral Arcanjos de Minas, Coral Cantos, Contos e Cantigas, Coral da Associação São Vicente de Paulo, Coral dos Desafinados, Coral Ensaio Aberto, Coral Indígena Kaxixó, Coral Municipal “Sons da Terra”, Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco, Coral Sol Nascente – Guarani: MHAMANDU MHEMOPUÃ, Coral Vozes da Vida e Saúde, Coral Vozes de Santa Catarina, Coral Vozes do Vale do Paraopeba, Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, CORUNÍ – Coro Universitário da UFPA, Guarda de Congo São José – Ibirité, Guarda de Moçambique São Bartolomeu, Índios Xucuru Kariri de Caldas, Meninas Cantoras de Vale Real – RS, Tocando em frente, Turnê Coral Canto & Vida, UNATI-UCAM.

Somos todos irmãos

A Música Tema é um ponto fundamental e tradicional do FIC. “Um diferencial que sempre fizemos questão de manter. O eterno poeta Fernando Brant escreveu diversas letras. Depois de sua partida, tivemos como sucessor o grande poeta Murilo Antunes. A composição musical sempre esteve sob a batuta do maestro e amigo Leonardo Cunha. O título deste ano é ‘SOMOS TODOS IRMÃOS’”, adianta o curador do festival.

Confira programação completa: www.festivaldecorais.com.brConfira o Coral Puer Singers que apresenta em Santa Tereza no domingo

Anúncios