Cantoria com Ribinha de Maracanã em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Cantoria com Ribinha de Maracanã em Santa Tereza

Cantoria com Ribinha de Maracanã em Santa Tereza no dia 07/09

Importante liderança de um dos grupos mais reconhecidos de bumba meu boi do Brasil, Ribinha estará em Belo Horizonte nos dias 6 a 9 de setembro, em atividades de difusão da cultura maranhense e intercâmbio com a cultura popular mineira. Em Santa Tereza ele faz uma noite cultural no Largo do Orlando, em frente à Praça Ernesto Tassini, às 20h, no feriado.

Programa

Dia 6, no Conservatório de Música da UFMG – 19h

O grupo Boi Luzeiro convida Ribinha para apresentação com encenações, voz, violão, violino e percussão, abordando os temas da terra, da natureza e do sertão. A performance faz ainda um diálogo entre música, cena e poesia. O grupo Boi Luzeiro, que reside em Belo Horizonte, investiga as culturas e os saberes populares de diversas regiões do Brasil como folia de reis, maracatu de baque virado, bumba meu boi, coco, congo, ciranda, carimbó, entre outros. A apresentação tem entrada franca. Mais informações no link: https://www.facebook.com/events/331933090894576/

Dia 07

Necup – Núcleo de Estudos de Cultura Popular – 14h 
Vivência de Bumba Meu Boi.
A atividade propõe uma partilha de saberes e práticas com Ribinha, que há mais de 20 anos é cantador e liderança do Bumba Meu Boi de Maracanã. Serão disponibilizados instrumentos musicais, mas a organização pede que, aqueles que puderem, levem seus instrumentos de bumba meu boi, sotaque matraca (pandeirão, tambor onça e matraca). A vivência tem o valor de R$40 e será realizada de 14h às 17h. Mais informações, no link: https://www.facebook.com/events/2091690241147321/

Largo do Orlando, em Santa Tereza – 20h
 Noite cultural de brincadeiras populares
Interessados e brincantes da cultura popular estão convidados para a Noite de Cantoria com Ribinha de Maracanã. A programação será encerrada com uma roda de tambor de crioula da Turma de São Benedito, coletivo que fomenta o tambor de crioula em Minas Gerais.

As atividades da vinda de Ribinha de Maracanã em Minas Gerais são organizadas por um coletivo de brincantes da cultura popular e artistas mineiros, integrantes dos grupos Boi Luzeiro, Coletivo Couro Encantado e Tambor de Crioula Turma de São Benedito.

Ribinha de Maracanã

Herdeiro direto de Humberto de Maracanã, mestre da cultura brasileira e um dos maiores ícones do bumba meu boi, Ribinha está à frente do Boi de Maracanã, uma comunidade centenária com mais de mil integrantes. Além de intérprete, é também compositor de diversas toadas do grupo, que se transformaram em verdadeiros hinos dos festejos juninos maranhenses.

Saiba mais sobre o Bumba Meu Boi de Maracanã, no link: https://www.facebook.com/MaracanaBatalhaoDeOuro/

Bumba Meu Boi

Na grande celebração cultural do Bumba Meu Boi se confundem fé, festa e arte, em uma mistura de devoção, crenças, mitos, alegria, cores, dança, música, teatro e artesanato, entre outros elementos. Considerada a mais importante manifestação da cultura popular do Maranhão, o Bumba Meu Boi é uma festa tradicional em que a figura do boi é o elemento central, porém reúne diversas outras manifestações, se configurando como um vasto “complexo cultural”.

Em geral, é divido em cinco sotaques – baixada, matraca, zabumba, costa-de-mão e orquestra – mas estes estilos não são os únicos e existem ainda muitas variações. O Bumba Meu Boi de Maracanã tem sua sede na comunidade rural Maracanã, em São Luís, e, atualmente, é um dos principais grupos do sotaque de matraca do estado.

Muitas vezes definido como um folguedo popular, o Bumba Meu Boi extrapola o aspecto lúdico da brincadeira para fazer sentido como uma grande celebração, vivenciada pelos brincantes ao longo de todo o ano.

 

Anúncios