Lançamento do livro O gênio preguiçoso - Santa Tereza Tem
Logo

Lançamento do livro O gênio preguiçoso

Lançamento do livro O gênio preguiçoso da jornalista Ana Paula Pedrosa

No dia 4 de agosto, um gênio vai sair da lâmpada e aterrissar direto na Biblioteca Pública da praça da Liberdade. A partir da 9h, a premiada jornalista Ana Paula Pedrosa lança seu primeiro livro: “O gênio preguiçoso”, publicado pela Páginas Editora. Inspirada nas duas filhas, Helena, 3, e Beatriz, 10, e ilustrada pela irmã Renata Pedrosa, a história transporta não só as crianças, mas toda a família para um mundo menos virtual, mas nem por isso menos mágico, onde a imaginação é a chave para realizar qualquer desejo.
Leitora voraz desde pequena e contadora de histórias por natureza, Ana Paula vive em constante busca de livros para as filhas. Foi dessa busca que nasceu a ideia de criar as próprias histórias.

“Desde que a Beatriz nasceu eu tenho a preocupação de que os livros estejam no cotidiano dela, sempre ao alcance dela. Com a Helena, continua a mesma coisa. E contamos histórias de ‘livro’ e inventadas. Até que um dia contei uma dessas para as amigas da Beatriz e elas gostaram. Decidi fazer outros testes com o “público-alvo” e as crianças gostaram também. Foi aí que tomei coragem para colocar a história no papel”, conta a autora. “Eu já tinha as filhas e já tinha plantado uma árvore, só faltava o livro”, brinca.

Ela contou com uma ajuda para lá de especial para dar vida ao gênio Ronilson. “O nome foi ideia da Beatriz, que achou “Ronilson um nome muito bom para um gênio”. O dinossauro entrou entre os desejos porque é o que a Helena pediria. Enfim, tem essa ligação forte com minhas filhas, mas fala uma linguagem que é universal para as crianças, que é não ter limites para sonhar”, explica Ana Paula Pedrosa. A parceria com a irmã também foi muito natural. “A vida toda é ela quem dá forma para as minhas ideias e para os meus planos infalíveis”, destaca a autora.

“Tenho muito carinho por esse projeto. Ilustrar um livro infantil sempre foi um sonho e a história desse gênio preguiçoso me pegou logo de cara. De uma maneira leve e gostosa, o livro nos leva a sair do lugar comum falando de imaginação e de criatividade e de como os livros podem contribuir para isso. Convivo com crianças diariamente no meu trabalho como professora e na minha família, por isso sei o quanto essas questões são importantes. O que desejo para os leitores é que se divirtam com essa história, que soltem a imaginação e sejam criativos em suas vidas”, destaca a ilustradora Renata.
Em tempos de predominância das redes virtuais, “O gênio preguiçoso”, que será lançado no dia 4 de agosto, tem a missão de estimular a leitura e apertar ainda mais os laços entre pais, filhos e toda a família e amigos. “Meu desejo é que o “gênio” saia da sua lâmpada e more no coração de cada um de seus leitores, que as crianças e até os adultos sempre busquem as emoções da vida e não fiquem presos ao que todo mundo faz ou ao que é mais fácil”, afirma Ana Paula.

Ana Paula Pedrosa e Renata Pedrosa

Ana Paula Pedrosa
Mineira de Belo Horizonte, é jornalista formada pela PUC Minas e mãe de Beatriz e Helena. Sempre gostou de ouvir e contar histórias e, em casa, reveza com as crianças entre histórias tiradas de livros e histórias inventadas. “O gênio preguiçoso” é seu primeiro livro para crianças, trazendo para o papel uma dessas histórias inventadas.

Renata Pedrosa
Nascida em Belo Horizonte, formada em Design, Belas Artes e Arquitetura. Desde criança, é apaixonada por desenhar e escrever. É professora de Arte desde 2006. Encontra na arte alegria e sentido para sua vida e tenta passar isso adiante por meio de suas aulas, projetos, poemas e desenhos. Esse é o primeiro livro ilustrado por Renata.

LANÇAMENTO:
4 de agosto, das 9h às 12h
Local: Biblioteca Pública Estadual
Endereço: Praça da Liberdade, 21, Funcionários
ATIVIDADES: Manhã de autógrafos, com contação de história
Evento gratuito

Anúncios