Inscrições abertas para Residências musicais - Santa Tereza Tem
Logo

Inscrições abertas para Residências musicais

Inscrições abertas para Residências musicais do projeto Territórios de Invenção

Estão abertas inscrições até 25/06 (segunda-feira) para a primeira residência artística da 2ª edição do projeto Territórios de Invenção: Residências Musicais. O projeto é realizado pela Fundação de Educação Artística e promovido pelo programa Música Minas da Secretaria de Estado de Cultura.

De julho a outubro grandes nomes da criação e da formação musical mineira (como Titane, Grivo, Rafael Martini, Makely Ka e outros)vão  para compartilhar práticas e processos de criação em música e performance com artistas e estudantes de seis localidades do estado de Minas Gerais (Contagem, Varginha, Araguari, Araçuaí, Juiz de Fora e São João Del Rei).

As residências musicais, que acontecem em conservatórios e espaços culturais das cidades e preveem apresentações musicais ao final de cada processo, têm períodos específicos de inscrição para cada localidade.

Projeto “Territórios de Invenção: Residências Musicais”

O Crivo ministrará residência em Contagem

O projeto vai promover a troca de experiência artística em seis cidades mineiras com Titane, Makely Ka, Rafael Martini, Mathias Koole  e outros importantes nomes mineiros na criação e da formação musical  de Minas Gerais. Assim, a partir de julho,  haverá residências e oficinas em processos de criação e performance com estudantes, artistas e público em geral; iniciativa faz parte do Programa Música Minas da Secretaria de Estado de Cultura e é desenvolvido pela Fundação de Educação Artística

De julho a outubro deste ano, duos e trios formados por músicos experientes de Minas Gerais vão ocupar espaços convencionais de ensino de arte, como conservatórios e universidades, de seis cidades do estado para compartilhar práticas e processos de criação em música e performance com artistas e estudantes dessas localidades. Essa é a proposta da 2ª edição do projeto Territórios de Invenção: Residências Musicais, realizado pela Fundação de Educação Artística (FEA) e promovido pelo Programa Música Minas da Secretaria de Estado de Cultura.

CONTAGEM – Residência Musical “Som e Improvisação”

A primeira etapa do projeto Territórios de Invenção – Residências Musicais será realizada em Contagem (região metropolitana), entre os dias 09 e 19 de julho, na Secretaria Municipal de Cultural – Espaço das Artes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 25 de junho por meio do preenchimento de ficha de inscrição online disponível nas mídias sociais do projeto (facebook: /residenciasmusicais e instagram: @residenciasmusicais). As vagas são limitadas a 20 e podem participar  a partir de 18 anos, tendo ou não experiência artística.
.

Os artistas selecionados para ministrar a primeira das seis residências musicais têm perfil singular quanto à natureza pretendida com o tema “Paisagem Sonora Agora”. O Grivo, formado por Nelson Soares e Marcos Moreira, realiza desde 1990 pesquisas em torno da expansão do universo sonoro, inclusive com criação de máquinas e mecanismos sonoros, além de notabilizarem-se por trilhas realizadas para filmes e instalações artísticas.

Sobre a residência

A residência tem como proposta a criação e montagem de um repertório inicial de improvisações musicais. Através da investigação e procura por sons pouco convencionais, de pesquisas com amplificação e de transformações sonoras por meio de recursos eletrônicos, o trabalho busca formas de se fazer música a partir de regras de improvisação.

Por meio da apreciação de alguns trabalhos musicais e audiovisuais (filmes, instalações, instalações sonoras, vídeos, etc), pretende também discutir a função e as diferentes formas de utilização do som concreto (sons de máquinas, objetos e de sons gravados nos mais diversos ambientes) na construção de um diálogo com a música improvisada. Todo o material será reunido e apresentado em um concerto/performance. O público-alvo são candidatos a partir de 18 anos, tendo ou não experiência artística.

Além da região metropolitana, a iniciativa contempla os municípios de Varginha (30 de julho a 10 de agosto, com as residências de Joana Queiroz e Rafael Martini), Juiz de Fora (20 a 31 de agosto com Marina Cyrino e Matthias Koole), São João Del Rei (03 a 14 de setembro com Elise Pittenger e Fernando Rocha (Duo Qattus) | Felipe José), Araçuaí (17 a 28 de setembro com Titane e Makely Ka) e encerra em Araguari (15 a 26 de outubro com Edson Fernando e Ricardo Passos).

O material criado, durante o tempo de convívio nas residências artísticas do projeto, será aberto ao público ao final de cada processo, em apresentações espontâneas, com formatos diversos: ensaios abertos, intervenções musicais ao ar livre, apresentações, concertos e instalações sonoras.

“O tema escolhido para esta edição é Paisagem Sonora Agora”, explica a etnomusicóloga, Lúcia Campos, também coordenadora artística do “Territórios de Invenção”. Segundo ela, as residências, que duram cerca de 10 dias, terão como ponto de partida as questões: Como a música engendra a percepção de cada território? Como as paisagens sonoras são construídas, mas também destruídas? Como é uma escuta moderna da natureza? O que é natural na escuta da cidade? Qual o reflexo do caos ambiental em nossas formas urbanas de escuta? “As residências têm um espaço-tempo intensivo e urgente de experimentação, de criação, através da prática musical e da escuta aberta e ativa sobre cada local, cada cidade, seus espaços, suas paisagens, seus habitantes, humanos e não-humanos, suas tensões e fricções. Ao mesmo tempo em que a experiência do deslocamento é motivo para a criação, as relações ali estabelecidas no agora, através do som, da música, inventam novos territórios possíveis”, explica Lúcia Campos.

Para o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, a iniciativa constitui um dos pontos mais positivos do programa Música Minas. “As Residências enriquecem o Música Minas e provocam desdobramentos importantes em vários centros musicais do Estado”, pontua o secretário, que também ressalta o fato das propostas ocuparem de uma forma diferente os espaços formais de ensino da música e espaços culturais públicos das cidades. “É uma conjugação extremamente produtiva do potencial dos conservatórios e escolas superiores com os estímulos inovadores da Fundação de Educação Artística”, explica.

Sobre a FEA

A Fundação de Educação Artística – FEA – é uma entidade sem fins lucrativos, de forte cunho social, com penetração em todas as classes sociais, que tem como objetivo contribuir – ali onde o Estado não atua suficientemente – para a democratização, o aprimoramento e a atualização do ensino das artes e, em particular, da música. Criada, em maio de 1963, por um grupo de artistas e intelectuais mineiros, apresentou-se, desde sempre, como um centro de experimentação, renovação e difusão artística de base cultural ampla.

No âmbito educacional, merece destaque o papel desempenhado pela FEA no processo de atualização do ensino musical, não só em Belo Horizonte, como também em diversos centros de formação do País. Por valorizar o intercâmbio entre as artes, a Fundação de Educação Artística mantém-se sempre aberta a novas ideias, experimentações, pesquisas e é, essencialmente, uma defensora contumaz da música de nosso tempo.

SERVIÇO
2ª edição – Territórios de Invenção: Residências Musicais (Julho a outubro 2018)
Inscrições gratuitas por meio de preenchimento de ficha de inscrição online disponível nas mídias sociais do projeto(facebook: /residenciasmusicais e instagram:@residenciasmusicais
Vagas limitadas

CONTAGEM
(território Metropolitano)
9 a 19 de julho – Secretaria Municipal de Cultura – Espaço das Artes(Rua: Presidente Kennedy, 235 – Centro)
Som e Improvisação – O Grivo
*Inscrições gratuitas até 25 de Junho

VARGINHA
(território Sul)
30 de julho a 10 de agosto – Conservatório Estadual Maestro Marciliano Braga
Com-Por (Por Junto) – Joana Queiroz e Rafael Martini
*Inscrições gratuitas até 16 de Junho

JUIZ DE FORA
(território Zona da Mata)
20 a 31 de agosto – Instituto de Artes e Design / UFRJ
Improviso e Linguagens Musicais Contemporâneas
– Marina Cyrino e Matthias Koole
*Inscrições gratuitas até 6 de agosto

SÃO JOÃO DEL REI
(território Vertentes)
03 a 14 de setembro – CTAN -UFSJ
Práticas Musicais Contemporâneas: Escritas e Performance
– Elise Pittenger e Fernando Rocha (Duo Qattus) / Felipe José
*Inscrições gratuitas até 20 de agosto

ARAÇUAÍ
(território Médio e Baixo Jequitinhonha)
17 a 28 de setembro – Ícaros do Vale Cia de Teatro
Paisagem Sonora em Trânsito – Titane e Makely Ka
*Inscrições gratuitas até 03 de setembro

ARAGUARI
(território Triângulo Norte)
15 a 26 de outubro – Conservatório Estadual de Música Raul Belém
Ciclos Rítmicos da Música Indiana – Edson Fernando e Ricardo Passos
*Inscrições gratuitas até 01 de outubro

 

Anúncios