Diretoria que deixa a ACBST faz balanço das ações - Santa Tereza Tem
Logo

Diretoria que deixa a ACBST faz balanço das ações

Diretoria que deixa a ACBST faz balanço das ações durante o período de 2014 a 2018

A diretoria, que dirigiu por quatro anos a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), deixará a entidade após a eleição, que acontece no dia 10 de junho, faz um balanço do que foi realizado nesse período. De 2014 a 2018, a Associação teve como presidente o advogado e ator, João Bosco Queiroz.  Ele explica que nesse período “procuramos ser o mais transparente possível, realizando assembleias periódicas na Praça e no MIS Cine Santa Tereza, onde todos os moradores eram convidados”.

João Bosco Queiroz

Ele reconhece, que “pela falta de recursos financeiros, já que a Associação nesse período foi mantida com rateio de despesas entre os membros da diretoria, a divulgação pode não ter sido a esperada pelos moradores. “Utilizamos os meios de colocação de cartazes no comércio, distribuição de panfletos na porta da igreja, publicação na página do Facebook da Associação e também no Santa Tereza Tem e no Santa Tereza Notícias”.

Um ponto importante, ele ressalta: “ninguém da diretoria utilizou a ACBST como trampolim para se candidatar a cargos políticos, como muitas vezes é comum nesse tipo de entidade. Assim também primamos por cumprir os preceitos do Estatuto, de ser uma associação sem atrelamentos a partidos políticos”.

Uma das assembleias feitas na Praça Duque de Caxias

Muitas dessas ações, de acordo com João Bosco, “a comunidade nem fica sabendo, como, por exemplo, a participação mensal nos Conselhos e Comissões junto à prefeitura. Elas são importantes, pois é nessas reuniões que podemos fazer as reivindicações para o bairro”.

Confira abaixo algumas das principais ações realizadas, segundo João Bosco:

1 – Acompanhamento da implantação do sistema de vídeo monitoramento, obra escolhida pelos moradores pelo orçamento participativo de (OP-2015). Foram instalados sete vídeos. Encontra-se em estudos a instalação de mais vídeos monitoramentos em outros locais que não foram contemplados na primeira fase.

2 – Em conjunto com a Pastoral da Saúde da Paróquia e após diversas solicitações junto a Secretaria de Saúde Municipal, conseguimos que o Posto de Saúde Horto voltasse a funcionar à Rua Anhanguera, facilitando a vida dos moradores que utilizam o SUS.

3 – Junto com o morador Sr. Adilson Lima, a Associação acompanhou junto à prefeitura a realização da primeira etapa da obra de melhoria da Rua Conselheiro Rocha próximo à estação do metrô. A segunda etapa, ligação da Praça Ernesto Tassini com a passarela do metrô deve ser iniciada quando forem finalizadas as desapropriações e doações feitas pela CBTU.

4 – Conseguimos junto à Fundação Municipal de Cultura a instituição de uma comissão local do MIS Cine Santa Tereza, destinada a participar das decisões de seu uso. A comissão foi criada e conta com um representante da Associação.

5 – Em assembleia realizada no dia 24/11/2014 aprovamos diversas propostas referentes a Operação Urbana Consorciada (OUC). Uma delas foi a requalificação das Vilas Dias e São Vicente e construção de novas moradias para as famílias que precisarão ser reassentadas devido às obras de requalificação. No restante da área que compreende o campo de futebol e a fábrica de pregos, implantar o parque linear com área esportiva mantendo e melhorando o campo de futebol, construir quadras poliesportivas, entre outras melhorias.  Essas obras, apesar de aprovadas, estão ainda para serem realizadas pela Prefeitura.

6 – Junto com os coletivos Salve Santa Tereza, Artesãos, Rede Terra Viva, Economia Solidária e assessoria do SEBRAE, o ACBST participa da luta pela reabertura do Mercado. O projeto Mercado Vivo + Verde, com definição de sua viabilidade econômica, recentemente, foi entregue ao Prefeito Kalil. Sobre este projeto ainda se aguarda definição da prefeitura.

7 – Os jardins da Praça Duque de Caxias, depois de inúmeras solicitações à Regional Leste, está tendo manutenção diária e melhor cuidado.

8 – Carnaval de Rua: nos anos de 2014 e 2015 realizamos assembleias com os setores envolvidos: Regional Leste, Belotur, Polícia Militar, e BHTrans para discutir o horário do término do carnaval de rua no bairro. A maioria dos presentes nas reuniões achava ser razoável término às 20 horas. A Polícia Militar informou que teria de cumprir o TAC (termo de ajuste de conduta) definido pelo Ministério Público, a pedido de alguns moradores. Esse TAC determinava o encerramento do carnaval no bairro às 18 horas. Esta diretoria acredita que a definição de horário do carnaval de rua deve ser da BELOTUR e passou a se preocupar apenas com a segurança dos moradores durante o carnaval.

9 – Reforma do estatuto da ACBST: por estar defasado e não atender à realidade de hoje foi proposta a reforma do estatuto da entidade.  A última reforma do estatuto foi registrada em cartório em1989, há 29 anos.  Por isso foram feitas alterações, atualizando alguns itens. A reforma foi aprovada na assembleia do dia 04 de abril, realizada no Cine Santa Tereza.

10 – Queixas sobre barulho noturno no bairro é uma constante. Assim, depois de diversos debates e sugestões nas assembleias, decidiu-se pela criação de uma comissão, formada por moradores e integrantes da ACBST para buscar soluções em conjunto especialmente junto aos bares e restaurantes.

11 – Participação nas reuniões mensais do Consep 20 no 16º Batalhão da Polícia Militar para tratar sobre a segurança no bairro, um item que tem trazido preocupação a todos.

12 = Participação da diretoria nas reuniões mensais da CONFORÇA (Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo), responsável pelo orçamento participativo.  Presença da diretoria reuniões periódicas da Comissão Local da Saúde e da de Assistência Social, das Conferências Municipais de Saúde e de Assistência Social.

Eleições para nova Diretoria

João Bosco, assim como vários integrantes da atual diretoria não irão concorrer nas próximas eleições, no dia 10 de junho, como prevê o Estatuto. “Esperamos que a nova diretoria eleita dê continuidade a essas ações trabalhos e criem outras iniciativas, que possam preservar a qualidade de vida da população de Santa Tereza. E principalmente”, ressalta João Bosco.

Anúncios