Sofhia e os tapetes coloridos - Santa Tereza Tem
Logo

Sofhia e os tapetes coloridos

A Praça Duque de Caxias, o coração do bairro, ganhou nova vida com decoração de tapetes coloridos feitos pelos paroquianos para a celebração e procissão do Dia de Corpus Christi, dada comemorada pela igreja católica. Não há como negar que Santa Tereza é uma cópia reduzida das cidades do interior mineiro, onde as tradições são preservadas, mesmo com toda tecnologia e modernidade atual.

Como manda a tradição secular os tapetes são feitos de serragem colorida. No caso de Santa Tereza, somaram-se à serragem tingida, tampinhas de garrafas, pó de café, flores, criatividade e uma boa dose de fé. Depois de tudo misturado, algumas gotas de amor e o resultado foram as obras de artes, que encantam a todos. Não houve aquele que passasse sem parar, olhar ou bater uma foto. E o mais legal é que, apesar da Praça estar cheia de crianças brincando, nenhuma delas pisou ou estragou os tapetes, admiravam com todo respeito.

Sofhia Parma Scarpelli, filha do casal Júlio e Rosana Scarpelli, depois de passar o dia ajudando na confecção dos tapetes voltou à Praça com a mãe, para admirar o trabalho final. Ela caminhava observando cada quadro com atenção e a cara mais feliz do mundo.

“Eu ajudei em quase todos os desenhos. Um pouquinho em cada um. Foi muito legal fazer os fazer os tapetes” contou ela, orgulhosa de ter colocado sua mão na obra de arte, que ornamentou o chão.

Isso me fez refletir que a humanidade só conseguirá atingir a paz e a alegria se trabalhar o coletivo, sem preconceitos e egoímos e que os momentos felizes estão nas coisas simples da vida. Os adultos têm muito que aprender com essa gente miúda.  Como cantou o saudoso compositor Gonzaquinha, “Eu fico com a pureza / Da resposta das crianças / É a vida, é bonita / E é bonita / Viver/ E não ter a vergonha/ De ser feliz/ Cantar e cantar e cantar / A beleza de ser / Um eterno aprendiz.

Pra quem não viu, uma pequena mostra nas fotos abaixo.

Anúncios