Santa Tereza faz procissão e tapetes decorados no Corpus Christi - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza faz procissão e tapetes decorados no Corpus Christi

Santa Tereza faz procissão e tapetes decorados no Corpus Christi

A Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha celebra o dia de Corpus Christi com procissão e ornamentação da Praça Duque de Caxias com os tradicionais tapetes coloridos feitos de serragem pelos paroquianos. É a manifestação da tradição da  religiosidade  popular, que é preservada no bairro. A preparação do material, a serragem tingida por diversas cores, já foi feita por um grupo de voluntários. Assim, na quinta-feira, 31, no dia de Corpus Christi, a partir das 8h, começa a confecção dos tapetes na Praça Duque de Caxias.

O pároco Márcio Ribeiro de Sousa explica que a razão da data ser sempre comemorada na quinta-feira é  em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia. “Com seus apóstolos Jesus toma o pão e o vinho e diz: Isto é o meu corpo isto é o meu sangue, fazei isso em memória de mim. Quando celebramos a missa realizamos o memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus”, explica o padre

Segundo ele,  a procissão, a festa de Corpus Christi, se torna também uma manifestação pública de fé na Eucaristia. No caso dos tapetes é uma demonstração da fé por meio da arte, que reúne a criatividade e o esforço dos voluntários que preparam o caminho para Jesus passar.O material utilizado é areia, serragem colorida, tampinhas de garrafas e folhas. No mais é a criatividade dos fiéis, que colocam a mão na massa e fazem a decoração com desenhos. Quem quiser participar dessa experiência, é só aparecer lá na Praça, que de 8h às 16h, os tapetes estarão sendo montados.

Programa da celebração de Corpus Christi em Santa Tereza

8h às 16h – Produção dos tapetes de serragem na Praça Duque de Caxias (Os voluntários estarão recebendo também doação de cobertores e agasalhos, que serão distribuídos entre a população carente do bairro.

 15h – Exposição do Santíssimo e Oração do Terço da Misericórdia

 17 h – Missa em seguida a procissão

Trajeto da procissão: Ruas Mármore, Quimberlita, Tenente Vitorino, Praça Duque de Caxias.  Para resgatar ainda mais a tradição, quem quiser no trajeto da procissão pode enfeitar as janelas das casas com flores e toalhas coloridas.

As fotos abaixo mostram as verdadeiras obras de arte criadas no anos passado pelos participantes

Anúncios