Ateliês de cerâmica abrem as portas em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Ateliês de cerâmica abrem as portas em Santa Tereza

Ateliês de cerâmica abrem as portas em Santa Tereza e em outras região em comemoração ao Dia do Ceramista

Oficina no Portas Abertas 2017 no Atelier de Sônia Rigueira

O Dia do Ceramista, 28 de maio, será comemorado pelos artistas mineiros, com a abertura de seus espaços de trabalho para a visitação do público, para demonstrações de como se faz a arte da cerâmica, e ministrar  oficinas gratuitas.

Organizado pelo Coletivo de Cerâmica de MG, o evento 3º Ateliers de Portas Abertas irá acontecer, neste fim de semana,  em  Belo Horizonte, Tiradentes, São João Del Rei, Esmeraldas, Brumadinho, Contagem, Caeté, Prados e Nova Lima. Será um total de 55 artistas, divididos em 24 ateliês, onde pessoas de todas as idades poderão participar de atividades gratuitas.

Em Belo Horizonte, 12 ateliês participam do evento, sendo que três são em Santa Tereza.  Os ceramistas irão compartilhar saberes e técnicas em aulas gratuitas de pintura, modelagem no torno e mão, queima e preparação de alimentos fermentados em potes de cerâmica. Uma oportunidade única para conhecer a alquimia dos processos criativos em cerâmica e quem sabe até, se iniciar nessa arte milenar, que revela o primeiro contato do homem com a terra.

Em Santa Tereza

No bairro, que abriga cerca de oito ateliês  de cerâmica, três deles estarão de “Portas Abertas”, recebendo visitantes locais e turistas, que têm a curiosidade de saber como de uma simples bola de barro podem surgir obras de arte que encantam os olhos.

A ceramista Sônia Rigueiro abre seu Atelier Taturana junto com a artista Leninha Latalisa, à Rua Bueno Brandão, 405. Em seu espaço, no domingo de 9 às 17 horas, ela vai ministrar mini oficinas gratuita. Ela explica que “será um prazer receber os visitantes. A Leninha aborda muito o tema família e afeto em sua obra e então vai falar sobre a cerâmica e o afeto. Eu vou convidar os visitantes a montar um totem coletivo. Cada pessoa recebe uma bolinha de argila e com a minha ajuda poderá criar o que quiser. Depois vamos empilhando as peças criadas em cima de uma base até formar o totem. Podem participar pessoas de três a 100 anos. A argila é para qualquer idade, não tem preconceitos. É só respeitar as regras que o barro tem que tudo dá certo”. Ainda haverá quitutes e o piano ao vivo do músico Clóvis Aguiar, marido de Sônia, que dará uma vida especial ao ambiente.

Já a ceramista Erli Fantini vai estar com seu ateliê na Rua Quimberlita, 510, junto com o filho Iuri Chacham, Claudia Resende, Leda Carvalho e Viviane Okubo. Além de oficinas de Pinch Pot e de raku (técnica de queima primitiva de origem japonesa), será mostrado todo o processo de produção desde a criação com uso do torno e à mão, à queima no forno. Também abre de 9h às 17h.

Eliane Maia abre seu ateliê à Rua Eurita, 167, ap. 201, em conjunto com Márcia Fernandes e Lídia Miquelão, de 9h às 18h. Haverá apresentação de vídeo, com demonstração da confecção de uma peça de cerâmica, exposição de obras e ferramentas de trabalho. De 10h às 11h  e de 15h às 16h, os visitantes, adultos e crianças, poderão participar de uma oficina de modelagem, criando uma pequena peça.

Em outros bairros de BH

Nos outros nove ateliês espalhados por diversos locais da cidade, ceramistas também irão fazer demonstrações e oficinas gratuitas ao público, nos bairro Santo Antônio, Floresta, Sagrada Família, Serra.
Confira a programação completa e endereços no link Dia do Ceramista2018.

Serviço: Coletivo Cerâmica MG – Ateliers de Portas Abertas/ Entrada Franca
Alguns ateliers pedem agendamento prévio. (Ver no mapa interativo)

Data:
Sábado, 26 de maio de 2018. (De 10h às 18h)
Domingo, 27 de maio de 2018. (De 10h às 20h) Programação principal.

Local: 25 ateliers de cerâmica em 9 cidades mineiras: Belo Horizonte, Tiradentes, São João Del Rei, Esmeraldas, Brumadinho, Contagem, Caeté, Prados e Nova Lima. Acesse a programação completa no mapa interativo: https://bit.do/diadoceramista2018

Matéria relacionada
Ateliês de Santê

Anúncios