Guitarrista Fredera lança financiamento coletivo - Santa Tereza Tem
Logo

Guitarrista Fredera lança financiamento coletivo

Guitarrista Fredera lança financiamento coletivo para finalização de álbum instrumental solo

O guitarrista, compositor e artista plástico Fredera lança o terceiro e mais recente disco solo de sua carreira, coroação de seu trabalho como instrumentista e pensador musical. Depois de Aurora Vermelha, aclamado disco de 1981, e Fredera e Nenê, gravado ao vivo pelo Tom Brasil em 1995, Fredera apresenta o álbum Balada a um Anjo na Terra – Iris Blues. Gravado entre 2014 e 2018 em Alfenas-MG e Belo Horizonte, a obra terá tiragem de 300 exemplares em CD e 100 exemplares em vinil. Para finalização e prensagem do material o artista lança campanha de financiamento na plataforma Kickante  até o dia 06 de junho.

Os exemplares serão disponibilizados apenas para aqueles que contribuírem por meio do financiamento coletivo, uma vez que o disco não será comercializado nem estará disponível em plataformas de streaming, tornando-o um trabalho único e especial, assim como a obra e o pensamento do artista.

O trabalho é fruto de longo processo de produção e gravações nas cidades de Alfenas-MG, onde o artista reside, e Belo Horizonte. Desta forma, o álbum conta com participações de destaque no cenário nacional (Chico Amaral, Enéas Xavier, André Limão, Beto Lopes, Marilton Borges) e de alunos da oficina de guitarra e baixo ministrada por Fredera no município do sul de Minas desde 2006, além do grupo Compasso Lunnar (Clayton Prósperi, Ismael Tiso, Fernando Machetti e Paulo Francisco Tutuca), com quem tem se apresentado regularmente desde 2016.

O disco traz composições inéditas que transcendem a estrutura convencional, numa concepção que dialoga tanto com o jazz quanto com a música erudita, além de blues dedicados a entes queridos, incorporando o acento de distorção que marcou o nome do artista desde sua fase roqueira com o Som Imaginário e passagens ao lado de nomes como Milton Nascimento, Gonzaguinha e Raul Seixas.

Em proposta original na música instrumental contemporânea, o disco mantém organicidade com temas que vão de blues jazzísticos que exploram a verve e o virtuosismo proporcionados pelo gênero (como em Blues for Mr. Rosa, Divertículos nº 1 e 2, Iris Blues e C.A.P. Blues) a temas de grande lirismo em paisagens sonoras oníricas (como em A última balada e Iris adagio), além de faixas de caráter surreal e em diálogo com a literatura brasileira moderna (A Saga de J.U.), levando a guitarra a um novo patamar de inventividade e discurso. “Seja através de composições, arranjos ou solos, o trabalho busca um entendimento com o plano espiritual no fazer musical que revela o aprofundamento da pesquisa musical e a trajetória pessoal que encarei nos últimos anos”, afirma Fredera. Balada um anjo na terra – Iris blues é uma homenagem a Iris Rosa de Oliveira, filha do compositor, falecida em 2015 aos 24 anos de idade, durante os trabalhos de gravação do disco.

O artista conta com a colaboração coletiva para finalizar esse trabalho, que ficará para a posteridade como obra diferenciada na música instrumental brasileira.

Sobre Fredera

Foto crédito: Danielle Terra

Frederico Mendonça de Oliveira, o Fredera, é músico, compositor, com trabalhos solo de reconhecimento internacional e trabalhos ao lado de artistas de renome na música brasileira. Considerado um dos maiores guitarristas brasileiros, o carioca nascido em 1945 é também artista plástico, escritor e professor na cidade de Alfenas, onde reside desde 1984.

Fredera Iniciou sua carreira profissional em 1968 no Rio de Janeiro, tendo integrado, junto a instrumentistas consagrados como Raul de Souza, Vítor Manga, Márcio Montarroyos e Yon Muniz o grupo Pila 7, que acompanhava a Turma da Pilantragem e, posteriormente, o lendário grupo Som Imaginário, participando ainda do Clube da Esquina. Com o Som Imaginário acompanhou Milton Nascimento no disco Milton, de 1970, e nos shows desta fase, e ainda a cantora Gal Costa em shows e discos. Participou de vários discos e shows nacionais e internacionais. Ao longo das décadas de 1970 e 1980 acompanhou e gravou com artistas como Gonzaguinha, Ivan Lins, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Raul Seixas, Gal Costa, João Donato, Fafá de Belém, Luiz Melodia e Marcos Valle.

Em 1981, lançou seu primeiro trabalho solo, o LP Aurora vermelha (Som da Gente). É autor dos livros O Crime contra Tenório (1996) e Luís Gonzaga Jr. – A paixão da conquista (2010). Desde 2008 ministra uma oficina de guitarra no Centro Municipal de Música de Alfenas-MG, tendo formado inúmeros instrumentistas, para os quais desvendou os conteúdos jazzísticos, tendo já projetado discípulos no cenário nacional.

Serviço
Campanha de Financiamento coletivo para finalização do disco “Iris Blues” – guitarrista Fredera

link de acesso: https://www.kickante.com.br/campanhas/iris-blues-finalizacao-do-cd

Prazo: até 06 de junho
vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9-0HetFN_LY
Mais informações: ixaveiga@gmail.com

Anúncios