Nostalgia em bicicletas em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Nostalgia em bicicletas em Santa Tereza

O grupo de ciclista Twwed Rider BH com suas bicicletas customizadas e trajando elegantes roupas das décadas de 40 e 50 pedalaram por pontos históricos de Santa Tereza, em uma comemoração dos 190 anos de Belo Horizonte, completados no dia 12 de dezembro passado. Santa Tereza foi um dos pontos visitados pelo grupo, devido a importância histórica do bairro na formação da cidade e por ainda conservar exemplares arquitetônicos da época do início da capital.

Num sobe e desce ladeira, partiram da Rua Adamina, onde fica a casa do Ateliê do artista plástico Aluísio Figueiredo, imóvel super-conservado da primeira década do século XXI. Passaram pela Rua Eurita, onde estão duas casas, também da década de 10, construídas pelo casal de imigrante espanhol, Severino Pena Taboada e Conceição Ogando Penas, em 1925.

De lá, seguiram para a esquina das Ruas Divinópolis com Paraisópolis, ponto de início do Clube da Esquina, no início da década de 1970, onde se reuniam os então jovens músicos, Lô Borges, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Toninho Horta, Fernando Brant e Márcio Borges para compor e cantar.

Daí seguiram para o quase centenário Bar do Orlando, à Rua Silvianópolis com Conselheiro Rocha, onde foram recebidos pelo Orlando. Uma parada para refrescar e matar a fome comendo os famosos torresmos e batatas assadas do cardápio. Uma passadinha rápida pelo Mercado Distrital, pelo Cine Santa Tereza, pela Praça Duque de Caxias para finalizar o passeio.

“A ideia é valorizar a história e a preservação dos imóveis antigos espalhados pela cidade e Santa Tereza é um terreno rico na conservação das casas e das tradições.  O Tweed Ride foi criado em Londres e chegou ao Brasil em 2013, evocando o antigo hábito de pedalar, com a elegância e o romantismo de décadas passadas”, explica Gil Sotero, um dos organizadores do evento.

Veja outras fotos no Álbum no Facebook
Fotos/crédito: Eliza Peixoto/ Santa Tereza Tem

Anúncios