Cineconcerto lota o Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Cineconcerto lota o Cine Santa Tereza

Cineconcerto lota o Cine Santa Tereza com o filme Tempos Modernos

No dia 02 de maio último, o público lotou o Cine Santa Tereza para assistir ao filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, de uma forma bem diferente, com o Cineconcerto, utilizando o sistema Sound Paint. O público teve uma surpresa, pois enquanto o filme, da época do cinema mudo (1936) rodava, um grupo de músicos, cantores e atores, interagiam com as cenas projetadas na tela.

João Paulo Prazeres

Quem explica é o compositor João Paulo Prazeres, sob cujo comando o grupo de artistas atuou. “O sound paint, criado por Walter Thompson, na década de 70, nos Estados Unidos, permite um novo diálogo com os filmes do cinema mudo, em que era comum a exibição com a execução de música ao vivo. É toda uma linguagem que nos permite improvisar coordenadamente e fazer uma criação coletiva multidisciplinar, unido música, dança e teatro”.

João Paulo começou a estudar a técnica em 2010 e o grupo, coordenado por ele, que apresentou no Cine Santa Tereza, nasceu há um ano em uma residência artística no conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo ele, “fazer a trilha de cinema é uma das vertentes dessa linguagem. A gente consegue criar todo um espetáculo a partir de estímulos que passo aos atores e músicos para que possam criar e improvisar juntos”.

Diego Gamarra

“Adorei. É uma proposta interessante essa mistura da música ao vivo, do teatro e do cinema. São linguagens que se complementam”, observa Diego Gamarra, morador do bairro e artista circense, que sempre vem ao Cine Santa Tereza, especialmente nas sessões infantis pra trazer seu filho.

Jéssica Tamiete, integrante do grupo e flautista, comenta que “foi emocionante, pois também sou palhaça e o Chaplin é uma referência, um desafio musical, um filme que tem uma trilha maravilhosa. Para mim foi um presente estar aqui hoje compartilhando com o público essa experiência e emoção”.

Jéssica Tamiete

Sobre a experiência no MIS Cine Santa Tereza, João Paulo ressalta que, “Santa Tereza é um bairro querido por nós artistas. O cinema, eu conheci, quando era a casa de shows Trash e voltar aqui para fazer uma trilha ao vivo em um filme,  é uma experiência ótima. Esse já é o segundo Cineconcerto que somos convidados a fazer pelo pessoal do MIS.  Esperamos que venham outros convites”.

Anúncios