Tweed Ride BH em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Tweed Ride BH em Santa Tereza

Tweed Ride BH em Santa Tereza, edição de outono

Não se espante, se no domingo, dia 6, você trombar com um grupo de ciclistas, todos vestidos à moda antiga, transitando por Santê. Trata-se do Tweed Ride BH, um grupo de ciclistas, que além de curtir a “magrela, são amantes do universo vintage de Belo Horizonte, que realiza pela segunda vez um passeio pelas ruas bairro.

O primeiro passeio por Santa Tereza foi em 12 de junho de 2016 e os 40 ciclistas, homens e mulheres, todos vestidos como nas décadas de 40,  percorreram o bairro, que é o maior conjunto urbano protegido pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. O evento integra as comemorações pelos 120 anos de Belo Horizonte e resgata o papel da bicicleta como meio de transporte urbano, ao estilo das décadas de 1940 e 50.

O fotógrafo Carlos Altman, que tem loja em Santa Tereza, no Twed Ride, em 2016

O Tweed Ride BH irá passar por construções e ruas emblemáticas de Santê, como a casa construída em 1923, à Rua Eurita, pertencente ao descendente de imigrantes espanhóis, seu Felipe Ogando. No local funciona o ateliê da artista plástica Maria Sepulveda, decorado com móveis e utensílios das décadas passadas.

O objetivo do passeio é resgatar a memória da região e promover o uso da bicicleta na cidade. “Santa Tereza possui muitas pessoas que usam a bicicleta em suas ruas como forma de deslocamento e defendemos que o veículo que mais preserva a memória da cidade, e nossa saúde, é a magrela” defende Gil Sotero um dos organizadores do evento. “O passeio renova a memória afetiva do bairro, aliando a nostalgia do ambiente com os figurinos e bicicletas, proporcionando uma viagem a um tempo não vivido pelos participantes, mais uma vez demonstrando que o Tweed ride alia o ciclismo, a moda, a preservação dos objetos antigos e do patrimônio histórico-cultural da cidade, através de seus roteiros planejados para um reconhecimento das áreas visitadas”, completa Eric Elias também co-organizador.

A saída dos ciclista da porta do Ateliê Aluísio Casa, na Rua Adamina, em 2016

Tweed Ride BH Santa Tereza
06 de Maio de 2018
09h – Concentração – Café – Atelier Aluizio Casa – Praça Duque de Caxias, 316 – Santa Tereza
Evento gratuito – classificação Livre.
Informações +55 31 98476-8677

 

Anúncios