Cineconcerto no MIS Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Cineconcerto no MIS Cine Santa Tereza

Encerramento da oficina de Soundpainting com exibição do filme “Um homem com uma Câmera”

O MIS Cine Santa Tereza recebeu durante os dias 20 a 23 de fevereiro a oficina de Soundpainting, ministrada pelo compositor João Paulo Prazeres. Agora, convida os participantes para executarem a trilha sonora ao vivo do filme Um Homem com uma Câmera (Chelovek s kino-apparatom | Dziga Vertov | Ucrânia | Documentário | 1929 | 68 min)  ás 19h30.

O Cineconcerto é uma sessão de cinema com a trilha criada e realizada em tempo real por um grupo de musicistas sob o comando do compositor João Paulo Prazeres. O formato permite um novo tipo de diálogo com os filmes do cinema mudo, em que era comum a exibição de filmes com a execução de música ao vivo.

No caso do soundpainting, a trilha não só é executada, mas criada na hora, por meio de linguagem específica para criação ao vivo, o que garante uma relação muito próxima da trilha com o filme e permite novas interpretações a cada sessão.

Sinopse do filme

Cinegrafista viaja documentando cenas da União Soviética no começo do século 20, mostrando cenas urbanas, do cotidiano e da intimidade de seus cidadãos. Um experimento pioneiro e, agora, um clássico do cinema mudo, o filme apresenta ao público uma deslumbrante experiência de comunicação cinematográfica, trazendo “excertos do diário de um cameraman” sem auxílio de inter títulos, cenários artificiais ou atuações teatrais.

Anúncios