Bloco dos Pescadores no Carnaval 2018 - Santa Tereza Tem
Logo

Bloco dos Pescadores no Carnaval 2018

Bloco dos Pescadores é símbolo de amizade e tradição em Santa Tereza

O Bloco dos Pescadores, um dos mais tradicionais de Santa Tereza, se prepara para mais um Carnaval em ritmo de nostalgia, ao som de antigas marchinhas. O bloco foi criado em 2012 pelo artesão e morador do bairro, Alan Vinícius, que faleceu em janeiro de 2015, e seu amigo Hernany, ambos frequentadores assíduos do bar do Orlando,  em Santa Tereza.

Bloco dos Pescadores no ínício

Na início o bloquinho reunia os amantes da boemia e do samba que frequentavam o Bar do Orlando; Aos poucos, a folia foi ganhando mais adeptos, na grande maioria moradores de Santa Tereza. Até 2016 bloco, apenas se concentrava durante horas, na frente do bar, sem sair em cortejo. Mas desde, 2017, a Belotur passou a proibir que o Bloco ficasse apenas parado no local e determinou, que após concentração dos foliões, ele deve seguir em cortejo pelo bairro.

O bloco,  tem uma gestão compartilhada, com cada folião assumindo uma função diferente, como cuidar dos figurinos ou da articulação do bloco. Sem parafernálias e com custo baixo, a ideia é reunir amigos e compartilhar a animação, na simplicidade da calçada do Bar do Orlando. Viver a essência do que é o carnaval, explica Hernany, um dos fundadores.

Desfile do Bloco dos Pescadores em 2017. Foto: Eliza Peixoto/Santa Tereza Tem

Sobre o bar do Pescadores

O nome Bar dos Pescadores, segundo a história contada por moradores do bairro, tem sua origem no fato de que  as pessoas passavam pelo bar para comprar material de pesca,  para pescar no Córrego Cardoso.

Há mais de 30 anos, passou para as mãos da carismática figura de seu Orlando, quando, sem ter mais córrego e peixes para pescar,  o local passou a ser conhecido como Bar do Seu Orlando. O nome do bloco vem como uma homenagem à história do local. O Bar dos Pescadores pelo que se tem notícia existia onde hoje é o Bar do Orlando, desde a década de 1920

 

Serviço
Hora: Concentração a partir das 14h
Local: Rua Silvianópolis, Bar do Orlando
Trajeto: Sai às 16h pela Rua Conselheiro Rocha no sentido Horto

Anúncios