Pré-carnaval em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Pré-carnaval em Santa Tereza

O pré-carnaval em Santa Tereza terá blocos pequenos, a maioria formado por moradores do bairro.

O pré-carnaval do bairro será nos dias 3 e 4 de fevereiro e terá desfile de nove blocos, alguns saindo pela primeira vez, como o Bloco Fruto Proibido e o Bolota´s. Dois blocos inclusivos, como Apaetucada e Forró Cabra Cega, além de blocos dedicados à cultura popular e ao meio ambiente. Confira abaixo:

3/02 – Sábado

Bloco Fruto Proibido
Sai pela primeira vez, criado em homenagem a cantora e compositora Rita Lee.  Conta com a bateria e banda e no repertório, claro, as músicas da rainha do rock no Brasil. Quem quiser colaborar com o bloco que não tem patrocínio é só clicar aqui https://benfeitoria.com/projeto/blocofrutoproibido
Concentração: 8h
Rua Conselheiro Rocha, 41, Vila Dias
Dispersão:
Rua Conselheiro Rocha, 1605, Vila Dias

Andacunfé
O Bloco Andacunfé foi criado para homenagear a obra do cantor e compositor baiano Gilberto Gil, a partir das aulas do percussionista Pedro Campolina, aqui em Santa Tereza. O primeiro desfile foi em 2020.Os ritmos tocados são: ijexá, xote,baião e o arrastapé.
Concentração: 9h
Rua Perite, 95,
Dispersão:
Rua Conselheiro Rocha, 2957

Forró Cabra Cega
Bloco composto apenas por deficientes visuais, derivado do grupo Forro no Escuro. Conta com a Banda Forró Cabra Cega, que toca as músicas em ritmo de carnaval e tem sede em Santa Tereza, na União Auxiliadora dos Cegos.
Concentração: 12h
Rua Mármore, 184
Dispersão:
Rua Mármore, 689, Santa Tereza

Então, Planta
O bloco foi fundado em 2022 pelos integrantes do Coletivo Arboriza BH, que realiza plantio de árvores e educação ambiental do bairro de Santa Tereza. O coletivo já plantou cerca de 300 árvores no bairro. Desfilou em 2023, com bateria e banda com 40 participantes. O bloco visa proteger as árvores já plantadas no bairro e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental. No coletivo e no bloco participam pessoas de todas as idades, raças, gêneros, classes sociais, religiões e orientação sexual. Há uma ala apenas para crianças.

Concentração: 11h
Rua Mármore 145
Dispersão:
Rua Quimberlita 40

Bloco Bolota`s
Sai pela primeira vez com um desfile ao som de muitas marchinhas, samba e  pagode. Formado pelos frequentadores do Bar Bolotas, será conduzido pelo Samba de Cumpadre e convidados.

Concentração: 13h30 Rua Mármore, 303
Dispersão: Rua Adamina, 60

Bloco Duro
O Bloco  foi criado em 2011 por um grupo de amigos apaixonados pelo Carnaval de rua e que buscava resgatar essa folia à “moda antiga”, com marchinhas, fantasias e muita alegria, em um ambiente familiar, amigável, inclusivo, lúdico e descontraído. Há espaço para gente de toda idade, inclusive crianças. 
Concentração: 13h30 -Rua Alvinópolis, 460
Dispersão: Rua Alvinópolis 460

Boi Rosado
Boi Rosado é um folguedo de Bumba-meu-boi, criado pelo mestre e artista Severino Iabá em homenagem ao escritor João Guimarães Rosa. Em 2018 foi criado o Bloco de carnaval Boi Rosado para comemorar os 10 anos do grupo de folguedo. O enredo do grupo é o cortejo Rei-boi-liço Rosado com brincadeiras, arremedos, aboios, danças e finaliza numa roda de ciranda. As músicas tocadas são de autoria do Mestre Severino Iabá e Jorge Dissonância e visa divulgar  a cultura popular e manter viva a tradição da brincadeira de rua.

Concentração: 14h30
Rua Ângelo Rabelo, 54
Dispersão:
Rua Kimberlita

Apaetucada
 É um bloco inclusivo formado pelos alunos assistidos pela Associação de Pais e Mestres dos Excepcionais e seus familiares e os funcionários e amigos da instituição, que tem sede em Santa Tereza. Além de ter a participação de outras instituições de apoio às pessoas com deficiência e grupos ligados a trabalho social a população de baixa renda. Durante o desfile, que conta com o elétrico, há paradas para apresentação da bateria e interação com o público.

Concentração: 14h
Rua Cristal, 99
Dispersão:
Rua Mármore, 813

Divina Banda

O bloco, um dos mais animados em Santê, este ano não vai ter cortejo, devido à falta de patrocínio e não ter sido contemplado no edital Belotur para bancar as despesas. Então para não passar de liso e atender os seus fãs, a banda do bloco, formada por Marilton Borges (teclado), Rodrigo Borges (voz e violão) Ian Guedes (guitarra), Juliano Nunes (baixo) e Mauro Beléu (bateria), vai fazer uma apresentação no Bar do Museu Clube da Esquina. 

O Divina Banda foi criado por Rodrigo Borges, filho do Marilton Borges, para homenagear os 50 anos de carreira musical de seu pai e a saudosa Banda Santa (Marilton foi um dos fundadores) . No repertório, autorais, Clube da Esquina, MPB, Novos Baianos, Mangue Beat, Vanguarda Paulista, reggae, anos 90.

Serviço;
Dia 3, a partir das 15h
Local: Bar do Museu Clube da Esquina
Rua Paraisópolis, 738

Rodrigo e Ian Guedes no desfile em 2023

4/02 – Domingo

Cavalo Marinho e Circo Marimbondo
O grupo e o bloco Cavalo Marinho de Beagá, composto por 30 pessoa, entre dançarinos e músicos / bateria. Instrumentos da bateria: Zabumba, triângulo, pandeiro, tambor, alfaia, afoxé, caixa e ganzá e uma orquestra composta por metais,  acordeon, rabeca, e violão.

 O bloco surgiu em 2018, quando o mestre Nélio Torres, coordenou uma oficina do Cavalo Marinho Estrela da Paraíba, com apoio da Prefeitura de BH, no CCLAO (Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira). O repertório é baseado na música da cultura popular do Cavalo Marinho, entre cantos, loas e toadas, marchinhas e frevos. Não tem trio elétrico

O Circo Marimbondo é uma banda que além de canções do Clube da Esquina para crianças, tem no repertório cantigas de roda, folclore e um jeito especial de levar a música para a criançada. O cortejo será aberto pelo Circo Marimbondo com um show super animado e divertido É um desfile para todas as idades, mas os foliãozinhos vão aproveitar demais.

Concentração: 10h30
RUA MARMORE, 170, Santa Tereza

Anúncios