Vai ter Folia de Reis em Santê - Santa Tereza Tem
Logo

Vai ter Folia de Reis em Santê

Vai ter Folia de Reis em Santa Tereza, hoje 05de janeiro

Folia Dona Efigênia será hoje, dia 6, logo após a missa das 19h na Igreja de Santa Tereza, comemorando a chegada dos três Reis Magos a Belém para visitar o Menino Jesus

Alguns dos Irmãos Naves

A tradição do reisado  é mantida em Santa Tereza pela Família Naves, que além de venerar o Menino-Deus, homenageia a memória  da matriarca, Efigênia Reis Naves, já falecida, cujo aniversário é no dia 6 de janeiro. Assim os irmãos  Lúcia, Katito, Mauro, Guilherme, Anselmo e Glória saem com a Folia de Reis Dona Efigênia,  perpetuando a herança passada pela mãe, que por sua vez a recebeu do pai, José Cândido Correa.

Segundo Lúcia Naves (a segunda da foto), a mãe, que faleceu em 2002, organizava a Folia no bairro, visitando os presépios nas casas.  “Nós crescemos com essa tradição e aprendemos com nossa mãe a comemorar o Dia dos Santos Reis”.

Dança dos Reis

Este ano, devido à chuva não haverá o cortejo. A Folia começa após a missa das 19h (em torno das 20h), na Igreja de Santa Tereza, onde haverá louvação ao Menino Jesus no presépio. Depois, dependendo da ajuda de “São Pedro segurar a chuva”, a dança dos Reis, ao som dos tambores e da sanfona do Katito Naves, no jardim da igreja.

A dança dos Reis representa a luta dos Reis Magos contra os soldados de Herodes, quando ele voltavam da visita que fizeram ao Menino Jesus.  

A Folia de Reis conta com o apoio da Paróquia de Santa Tereza, por meio do pároco Padre Célio Xavier e do Portal Santa Tereza Tem.

O que é a Folia de Reis

“A bandeira segue em frente atrás de melhores dias…”

É uma manifestação da cultura popular com séculos de tradição, trazida ao Brasil pelos portugueses. De fundo religioso faz parte das festas natalinas, quando se comemora o nascimento de Cristo.  Nas cidades do interior, onde ainda é preservada, os foliões saem em cortejo pelas ruas, visitando as casas, onde tem montado o presépio.

Segundo a bíblia  Reis Magos, Gaspar, Melchior  e Baltazar, vendo  a Estrela de Belém, foram ao encontro do Menino Rei. Ofereceram-lhe ouro, incenso e mirra, símbolos da realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade.

O cortejo é aberto por bandeiras com estampas da Sagrada Família, seguidas de personagens, que representam dos três Reis Magos. Logo depois vêm os palhaços,  instrumentistas e cantores. Atrás vêm os foliões, que cantam ao som da sanfona, do reco-reco, da rabeca, do tambor, louvando o nascimento do Menino Deus.

É um espetáculo popular,  que vale a pena assistir e dele participar onde ainda está sendo preservado.

Serviço
Folia de Reis em Santa Tereza
Local: Igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha
Horário: Após a missa das 19h
Data: 6 de janeiro

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

Anúncios