Requalificação da iluminação da Praça Duque de Caxias - Santa Tereza Tem
Logo

Requalificação da iluminação da Praça Duque de Caxias

Requalificação da iluminação da Praça Duque de Caxias e do Viaduto Santa Tereza

A boa iluminação das ruas e viadutos é fundamental, não só para o embelezamento dos espaços, mas principalmente por garantir a segurança do cidadão, seja em relação a assaltos como a acidentes. E muitas regiões da cidade estão com a iluminação precária, inclusive o bairro de Santa Tereza.

Praça Santa Tereza está assim atualmente Foto: Cláudio Procópio

O Santa Tereza Tem para esclarecer os moradores sobre a reestruturação da iluminação do bairro, procurou a Concessionaria BHIP, que por meio de parceria público-privada (PPP) é, atualmente, responsável por cuidar desta área em Belo Horizonte, desde o dia 22 de junho.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Concessionaria BHIP, a empresa está realizando um programa de manutenção e modernização de todo parque de iluminação pública da cidade.  O contrato tem duração de 20 anos e prevê que até 2020, todos os 182 mil pontos de iluminação pública da cidade já funcionem com a tecnologia LED. A troca de 100% das luminárias pela tecnologia LED, iniciada no dia 23 de outubro, ocorrerá em três anos. Conforme solicitação da Prefeitura, a substituição começará pelas áreas de mais carentes e com maiores índices de criminalidade.

De acordo com , Marcelo Bruzzi, CEO da BHIP, “as atuais lâmpadas de vapor de sódio apresentam tonalidade laranja, gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original. Além de serem mais econômicas, as luminárias LED emitirão luz na cor “branco neutro”, semelhante à da Lua. Como seu feixe é direcionado para o chão, ela apresenta menor poluição luminosa, tem menor índice de ofuscamento e duram três vezes mais que as convencionais”, afirma o

Santa Tereza

Diante da nossa procura e da informação de que a Praça Duque de Caxias está escura e faltando lâmpadas na área central, foi informado que a empresa enviou no dia 20/12, uma equipe de verificação e foi identificada a ausência de dois refletores e um terceiro danificado no arco de concreto.  A substituição dos refletores demandará no mínimo  em 15 dias, já que são peças específicas e será necessário adquirir similares.

As luminárias do Viaduto Santa Tereza estão sendo substituidas Foto: Bruno Lavorato

Quanto ao Viaduto Santa Tereza, que está com diversas luminárias depredadas, ele informa que já está sendo feito o trabalho de substituição e que em 120 dias todo o processo estará concluído.  São 74 luminárias, danificadas pela ação do tempo ou por vandalismo, que estão sendo temporariamente substituídas por réplicas, enquanto as originais passarão por um minucioso processo de restauração. Além das luminárias originais, haverá restauro e pintura do conjunto de postes que compõem o monumento.

Como fazer solicitação de serviço

Marcelo Bruzzi comenta que a empresa tem equipes de verificação de pontos escuros, mas, para agilizar o conserto conta com a colaboração do cidadão, avisando sobre lâmpada apagada, oscilando, acesa durante todo dia e braço de luminária quebrado. Ele lembra ainda que a solicitação não é mais via prefeitura pelo 156, mas direto com a BHIP.

Qualquer pessoa pode e deve acionar a BHIP por um dos seguintes canais de atendimento:

Ligação gratuita: 0800 941 6789, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Por meio do site: www.bhip.com.br.
Por meio do Aplicativo BHIP para smartphones: disponível na App Store e Google Play.

Então se  sua rua está sem iluminação, entre em contato com a BHIP e informe sobre o problema e o local.

Anúncios