Concerto de Natal para Crianças - Santa Tereza Tem
Logo

Concerto de Natal para Crianças

Concerto de Natal para Crianças com obras de Bach, Handel e Mozart

Natal deste ano vai ser repleto de música e literatura na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, espaço integrante do Circuito Liberdade. Neste sábado (16) o setor Infanto-juvenil (BIJU) recebe os cantores líricos Ana Carolina de Paula e Eduardo Sant’anna, além do pianista Marcelo Corrêa para o Concerto de Natal. A apresentação reúne trechos das principais obras vocais escritas pelos compositores Johann Sebastian Bach (1685-1750), Wolfgang Mozart (1756-1791) e Georg Handel (1685-1759).

Além do concerto, a equipe de contadores de história da BIJU realiza a leitura do conto “Quebra-Nozes em Cordel”, da autora pernambucana Mariane Bigio. A entrada é franca.

O programa do concerto conta com as obras “Magnificat”, composta às vésperas do Natal de 1723, e com a “Oratório de Natal”, escrita em 1734, ambas de autoria de Bach. Mozart também está contemplado no repertório escolhido pelos músicos com a ária “Laudamus te – Grande Missa em dó menor”. A famosa oratória “O Messias”, de Handel, que retrata a vida de Jesus desde a sua anunciação profética, também faz parte do programa do concerto. A composição, que contém 51 movimentos e é dividida em três partes, foi escrita em 1741.

O texto que será lido pelos contadores de história é uma adaptação do famoso conto “A História de um Quebra-Nozes”, do alemão Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, publicado em 1816, e que ganhou o mundo na versão do escritor francês Alexandre Dumas, de 1845. Para acompanhar a leitura, Marcelo Corrêa vai executar ao piano a peça de balé intitulada “O Quebra-Nozes”, composta por Tchaikovsky, em 1892, inspirada no trabalho de Dumas.

A iniciativa da Biblioteca busca aproximar ainda mais os leitores mirins do universo literário, unindo música e literatura, conforme informa Vanessa Mendes, coordenadora do Setor Infanto-Juvenil. “Queremos ressaltar esse tempo de confraternização e partilha por meio do coroamento das ações de incentivo à leitura desenvolvidas em 2017. Vamos levar para os frequentadores da BIJU um Natal recheado de literatura, poesia e música”.

Serviço
Concerto de Natal e A História O Quebra-Nozes
Data e hora: 16/12, 10h
Local: Biblioteca Pública Luis de Bessa – Praça da Liberdade

Anúncios