Caminhão da coleta seletiva solidária passa por Santa Tereza às segundas-feiras pela manhã. Foto: Brígida Alvim
Chegada dos resíduos na Coopesol Leste. Foto: Divulgação
Trata-se de um conjunto de estratégias e ações que mobiliza moradores, para afirmar que é possível eliminar a geração de lixo, em prol da vida e do desenvolvimento sustentável. Os materiais recolhidos são levados para a Central de Tratamento de resíduos da COOPESOL Leste, no bairro Granja de Freitas, onde 43 cooperados atuam na triagem de materiais recicláveis. A comercialização de materiais recicláveis beneficia o meio ambiente e gera renda a milhares de famílias de catadores de Belo Horizonte.
A ideia propõe um novo olhar sobre aquilo que descartamos no dia a dia, mostrando que quase tudo é passível de ser reaproveitado ou ganhar nova função. Estudos que fundamentam o programa Lixo Zero defendem que 90% do lixo doméstico têm potencial de reaproveitamento enquanto apenas 10% deve ser encaminhado para aterros.
A atividade mobiliza parceiros e comunidades pela qualidade de vida e cuidados socioambientais no bairro. Estão unidos nesta rede: Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), Projeto Novo Ciclo, Associação dos Moradores do Bairro Santa Tereza (ACBST), Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO), Cooperativa Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (COOPSOLLESTE), Spira Lixo, Emplário, Quintal Escola da Gente e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Quer levar a Coleta Seletiva Solidária para sua rua? Seja um agente multiplicador, mobilize seus vizinhos e entre para a Rede Lixo Zero Santa Tereza!
Saiba mais em: https://www.facebook.com/LixoZeroSantaTereza/
Telefone: INSEA – (31) 3295-7270.
22 de abril de 2018
22 de abril de 2018
22 de abril de 2018
21 de abril de 2018