Moradores querem o tombamento da Fábrica de Pregos em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Moradores querem o tombamento da Fábrica de Pregos em Santa Tereza

Moradores querem o tombamento da Fábrica de Pregos em Santa Tereza e fazem abaixo-assinado

Imóvel tem tipologia industrial dos anos de 1930 / 1940, estilo art decó

Moradores de Santa Tereza, em assembleia geral realizada pela Associação Comunitária do Bairro, no dia 8 de novembro, discutiram sobre o tombamento da edificação da Fábrica de Pregos São Lucas (Rua Conselheiro Rocha, 1600) e a pretensa construção de três torres de 80m pela construtora PHV Engenharia em área que inclui o lote da fábrica e outros dois, na Rua Conselheiro Rocha, próximo à Avenida dos Andradas.

Os presentes foram unânimes em dizer não à construção das torres e sim ao tombamento da edificação que abriga a fábrica de pregos, ainda em funcionamento, há mais de 50 anos. Segundo o estudo feito pela Diretoria de Patrimônio do município, o imóvel tem tipologia industrial dos anos de 1930 / 1940, estilo art decó e já constava erguido nas Plantas JK,  que é o conjunto de plantas cadastrais da cidade concluído em 1942.

Como estratégia de mobilização, a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) está correndo um abaixo-assinado que reivindica o tombamento do imóvel, a ser entregue à Diretoria de Patrimônio Cultural do Município dia 29/11, data prevista para que a indicação de proteção do imóvel da Fábrica de Pregos seja avaliada e votada pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.

Assembleia realizada pela Associação do bairro em 8/11

“Vamos recolher o máximo de assinaturas e também reunir pessoas para comparecer no dia da votação e demonstrar o desejo da comunidade de Santa Tereza, que é de proteger o bairro de construções gigantescas que ameaçam nosso patrimônio e qualidade de vida”, afirma Teresa Staccioli, da diretoria da ACBST.

“Mesmo que a Fábrica de Pregos venha a fechar, em vez de demolido o imóvel pode ganhar outra destinação, como ocorreu com a Serraria Souza Pinto em Belo Horizonte; uma antiga estação ferroviária que se tornou shopping em Curitiba, entre outros exemplos no mundo inteiro. Então, o importante agora é assegurar o tombamento e, depois, batalhar para que o local seja ocupado por algo sócio-culturalmente viável, sem descaracterizar o imóvel, agredir o meio ambiente e o modo de vida de quem mora no entorno. Ou seja, uma utilização que seja aceita pela comunidade, porque o bairro não está aceitando a proposta de construção das torres”,  sugere Maria Teresa Aguiar, coordenadora da Pastoral da Saúde do bairro Santa Tereza, que é ligada à Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha.

Portanto, se não for adiada novamente, a votação do pedido de tombamento do imóvel pelo Conselho Deliberativo de Patrimônio (reivindicação feita pela Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza) será no dia 29 de novembro, às 14h, na Diretoria de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte.

Onde encontrar o Abaixo-assinado:

Além da abordagem direta aos moradores e comerciantes, a ACBST elegeu três pontos fixos para que as pessoas possam acessar as fichas e deixar suas assinaturas:

1 – Secretaria da Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha – Praça Duque de Caxias, 200. Fone: (31) 3461-9648.
2 – Lavanderia CBC – Rua Mármore, 139. Telefone: (31) 3461-8686.
3 – Açougue / Casa de Carnes Gabriel – Rua Mármore, 600. Telefone: (31) 3463-1105.

Serviço

Reunião do Conselho de Patrimônio Cultural discutirá tombamento da edificação da Rua Conselheiro Rocha, nº 1.600, Santa Tereza (Fábrica de Pregos)
Dia: 29 de novembro, quarta-feira
Horário: 14h
Local: Diretoria de Patrimônio Cultural – Rua Professor Estevão Pinto, 601, Serra, Belo Horizonte.

Saiba mais sobre o tema acessando as matérias:

Construção põe em risco patrimônio de Santa Tereza
Projeto da PHV em Santa Tereza tem votação suspensa no Patrimônio
Artigo: A quem interessava?
Marchinha critica projeto de torres em Santa Tereza
Imóvel da antiga Fábrica de Pregos poderá ser tombado
Adiada votação de tombamento da Fábrica de Pregos
Tombamento do imóvel da Fábrica de Pregos deverá ser votado nesta 4ª feira
Votação para decidir tombamento da Fábrica de Pregos é novamente adiada

Anúncios