Ateliês de Santê - Talita Moreau - Santa Tereza Tem
Logo

Ateliês de Santê – Talita Moreau

Ateliês de Santê – Talita Moreau, a natureza na tela

Santa Tereza é rica em espaços dedicados às artes, como os ateliês de pintura e artes plásticas em geral. É aqui,  em Santê, que a artista Talita Moreau, tem também o “seu cantinho” especial de trabalho, onde cria suas pinturas, colagens e dá asas à imaginação.

Talita é paulista da cidade de Suzano, onde nasceu em 26 de maio de 1988. Depois de passar a infância na Amazônia, onde a família morou por um bom tempo, veio Belo Horizonte. Aqui descobriu sua arte e se preparou profissionalmente como tecnóloga em Produção Audiovisual, licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard.

A criatividade está em seu DNA, já que seu pai Nereu Moreau, com quem divide o ateliê, além de desenhista industrial, faz do desenho também arte.  Apesar de sempre gostar de desenhar, descobriu a pintura, quando foi estudar na Escola Guignard. “Nos dois últimos anos do curso é que realmente descobri e me dediquei à pintura”, comenta Talita.

Atualmente, além de manter o ateliê e fazer um importante trabalho de união dos artistas em feiras e exposições, é mestranda na Universidade de Évora – Portugal. A pesquisa da artista, para sua tese de mestrado, parte de reflexões sobre abstração poética e biomórfica, com experimentações que acontecem no campo da pintura, colagem e desenho.

Com estilo de trabalho mais para o abstrato, Talita conta que tem sua obra influenciada por artista como o canadense Agnes Martin, a suíça, radicada no Brasil, Mira Schendel e o americano, Cy Twonbly.

Segundo ela, por ter vivido na Amazônia, sua inspiração e referências são bastante ligadas à natureza. “São imagens de rios, árvores, pedras. É onde busco inspiração para as formas, texturas e cores em meus quadros”.

Apesar da pouca idade, 29, Talita tem sua arte  reconhecida, principalmente no exterior. Conquistou o prêmio Canso Art School Awards (Prêmio na Categoria Técnica Livre), na França e já expos seus trabalhos em mostra Exposição coletiva na Fundação Eugénio de Almeida na cidade Évora – Portugal e LA DADA na galeria Megaphone PhX – Phoenix (EUA)

Talita atualmente está realizando sua primeira exposição em Belo Horizonte, na Galeria Carminha Macedo no Shopping Ponteio e comenta que “estranhamente tenho tido mais reconhecimento fora do meu país. Talvez seja por não eu não ter investido tanto aqui e também pelo mercado das artes em Belo Horizonte ser muito fechado. É difícil para o artista entrar nele.  Veja só, estou construindo minha carreira em Belo Horizonte e só agora tive a oportunidade de expor meus trabalhos na cidade”.

Preocupada com o coletivo, ela está organizando o evento Dimensão Mercado de Artes Visuais, para exposição e comercialização de obras de diversos artistas e de várias áreas, como pintura, fotografia, cerâmica, colagens, entre outras, para o mês de novembro.

Endereço do Ateliè Talita e Nereu Moreau – Rua Amianto 106-A.

Sobre a exposição Espelho D’Água

A exposição Espelho D’Água com oito trabalhos , apresenta o frescor dos últimos estudos realizados pela artista Talita Moreau.  O nome Espelho D’Àgua vem o desejo de encontrar um lugar, um refúgio, uma imagem pictórica que reflita controle, tranquilidade e delicadeza.

A pintura, nascida de maneira espontânea e gestual, como personificação da angustia é domada pela tesoura e realocada em um espaço de silêncio. E por fim, o desenho costura a composição, traçando caminhos ou repetindo mantras. Os trabalhos são todos feitos em papel, com técnicas variadas.

O nome da exposição representa bem o desejo de encontrar um lugar, um refúgio, uma imagem pictórica que reflita controle, tranquilidade e delicadeza.

A pintura, nascida de maneira espontânea e gestual, como personificação da angustia é domada pela tesoura e realocada em um espaço de silêncio. E por fim, o desenho costura a composição, traçando caminhos ou repetindo mantras.

Os trabalhos são todos feitos em papel, com técnicas variadas e estão na Galeria Carminha Macedo desde o dia 30 de setembro e podem ser vistos até o dia 05 de novembro.

 

 

 

 

 

Anúncios