Grafite traz cor e arte para Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Grafite traz cor e arte para Santa Tereza

Grafite traz cor e arte para Santa Tereza no Programa Gentileza

Depois de dois dias de trabalho, o painel grafitado no muro da escola desativada Pedro Américo, na Rua Silvianópolis, ficou praticamente pronto, faltando apenas alguns detalhes. Uma obra de arte a céu aberto, iniciativa do artista plástico, Ataíde Miranda e da proprietária do Bardagabi, Gabriela Meirelles, ambos moradores do bairro. Eles conseguiram a autorização junto à Prefeitura, dentro do Programa  Gentileza , que visa colorir e levar a arte à cidade. O primeiro painel foi feito no Viaduto Moçambique, no bairro Cachoeirinha, e o segundo, é este de Santa Tereza.

Ataíde Miranda junto de seu trabalho

Depois de conseguir a autorização da prefeitura, Ataíde reuniu os 10 artistas, que cederam seu tempo, talento, criatividade e o material para fazer a “gentileza” ao bairro. O interessante, segundo Ataíde é que a comunidade também se envolveu. Ele cita, por exemplo, o comerciante Claudionor, do Drica Burguer, que doou a tinta para pintar o fundo do muro e fez preço especial na comida, que foi servida aos artistas.  “Foi uma ação coletiva, onde cada um doou um pouco de si para fazer esta gentileza ao bairro. Agora falta passar o verniz para garantir a durabilidade. Se alguém quiser doar o material, vai ajudar bastante.”

O artista Sérgio Ilídio, do bairro São Gabriel, comenta que “um prazer estar aqui. Decidi presentear o bairro, com a tradicional religiosidade, caracterizada pela Santa Teresa.” Para fazer a padroeira, Sérgio trabalhou intensamente os dois dias e só no finalzinho do domingo, conseguiu dar os últimos retoques na imagem.

Arthur Ribeiro

O artista Arthur Ribeiro, morador de Santa Tereza, caprichou na representação da igreja e do viaduto. “Esta é uma forma da gente intervir no espaço público com cor e arte. Ficou interessante porque os artistas imprimaram os símbolos do bairro, como a igreja, o viaduto, os bares e a música, que é forte aqui. É um prazer participar desse movimento e dar mais vida ao bairro, onde vivo.”

A família José Toscano Augusto, moradora do bairro, veio apreciar o trabalho. Bernardo, 11 anos, gosta de desenhar e ficou observando os artistas fazerem os traços. Paula comenta que “adorei o painel pela diversidade de cores, técnicas e imagens. Além do bonito visual, é mais um atrativo turístico para o bairro. Tenho vontade de fazer um desses no muro da minha casa”.  Segundo José, “é uma forma muito legal usar o espaço público, trazendo cor, alegria e a arte. Parabéns a todos pela iniciativa”.

Gabriela Meirelles

Gabriela Meirelles contou estar emocionada em ver o resultado. “Era um sonho ter esse muro colorido, para vai dar mais vida para a rua. Estou feliz com a repercussão e com os comentários positivos de quem por aqui passa. Aproveito para agradecer aos artistas, à prefeitura e a todos que tornaram possível a sua realização.

Participaram os artistas: Romário de Assis Furtado, o SICK ( bairro Venda Nova); Lucas Maia (bairro Santa Terezinha)

Confira mais fotos em nosso álbum no Facebook

Anúncios