Casa de Francisco, acolhimento aos moradores de rua - Santa Tereza Tem
Logo

Casa de Francisco, acolhimento aos moradores de rua

Casa de Francisco, acolhimento aos moradores de rua, em Santa Tereza

O aumento do número de pessoas em situação de rua pede  uma atenção maior, não só dos poderes públicos, que já não conseguem suprir as necessidades desse grupo marginalizado da sociedade, mas também da população. Como em outros bairros de Belo Horizonte, Santa Tereza também, nos últimos meses, viu crescer no número de pessoas em situação de rua. Na Rua Conselheiro Rocha, próximo ao metrô, alguns deles fixaram moradia embaixo do viaduto da Rua Paraisópolis. Estão mais presentes na Praça Duque de Caxias, onde estendem seus colchões  e  embaixo da marquise do MIS Cine Santa Tereza.

Marquise do MIS Cine Santa Tereza

Santa Tereza, segundo o gerente de assistência social da Regional Leste, Ricardo Marcelo Fait, que vem discutindo a situação com a Associação dos Moradores do Bairro (ACBST), Santa Tereza é  peculiar, com diversas iniciativas diferenciadas do que é de costume de se ver. Um bairro que abraça ao invés de se afastar, onde há atitudes capazes de demonstrar que, com cada um fazendo o que pode, as coisas podem melhorar, sem a interferência do poder público.

O pessoal do MIS Cine Santa Tereza, ao ver essas pessoas embaixo de suas marquises, por exemplo, não os enxotam, mas ajudam como podem, motivando-os, por exemplo, a alugar um livro e usar a biblioteca do MIS. “Trabalhamos para oferecer nossos serviços também a eles, além de dialogar com o SERSAM, buscar políticas sociais e ações conjuntas com outras instancias do bairro”, explica Ana Amélia Lages, coordenadora do Cine.

Casa de Francisco

Existem também no bairro instituições filantrópicas, que fazem trabalhos comunitários junto a essa população em vulnerabilidade, com a Fundação Caminho, Verdade e Vida, a Toca de Assis e a Pastoral de Rua da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha.

Padre Márcio Resende

O pároco Padre Márcio de Sousa e as irmãs da Toca de Assis estão organizando a Casa de Francisco, em um espaço desocupado na paróquia. O nome da futura Casa, segundo padre Márcio, remete a São Francisco de Assis, que se colocou ao lado dos mais pobres.  “A intenção é ter um espaço na Paróquia de acolhida às pessoas em situação de rua, para banho, higiene, corte de cabelo, barba, cuidados básicos, até mesmo para levantar a autoestima delas”, comenta o Padre Márcio, ao falar da importância de termos um olhar de compaixão para os menos favorecidos.

“São pessoas vindas de diversas realidades e situações e é algo complexo, mas são seres humanos. Às vezes essa atenção com eles de pequenos cuidados, pode ajuda-las a despertar o desejo de reestruturar a vida a partir da acolhida, do olhar misericordioso para com elas. Para nós, enquanto Paróquia, é dever olhar para essas pessoas como seres humanos e que precisam ser acolhidas e ajudadas” explica.

Dando início às atividades, em seu aniversário, comemorado dia 19 de agosto, Padre Márcio preferiu organizar uma almoço solidário, onde toda renda arrecadada foi revertida para auxiliar na reforma do espaço onde será a Casa de Francisco. “Como era celebração de aniversário, eu pedi para que quem trouxesse presentes, os transformasse em espécie, para ser revertido para as obras da Casa. Temos o projeto planejado e precisamos avançar com a reforma e a construção dos banheiros”.

Irmãs da Toca de Assis com moradores de rua

A irmã Maria Francisca, da Toca de Assis, está na expectativa do funcionamento da Casa de Francisco, um novo ponto de apoio para essas pessoas em Santa Tereza. Irmã Francisca, integrante da Toca de Assis, que fica à Rua Perite, 151, conta que as irmãs já realizam o trabalho de acolhida na Toca, onde as pessoas em situação de rua podem se alimentar e realizar sua higienização básica diariamente.

“Essas pessoas se mantêm próximos porque recebem o atendimento da gente. Elas são estimuladas a virem pelo menos uma vez por semana, para receberem a assistência que precisam. Também vamos todas as quartas na Praça da Estação, onde levamos alimento e fazemos esse trabalho de acolhida e conversa”, explica Irmã Francisca, ao falar que os próprios moradores de rua dizem que BH é mais acolhedor, aqui eles não sentem tanto medo de dormir na rua.

Como colaborar

Sede da Toca de Assis, à Rua Perite 151

Para quem se interessar em participar desse trabalho de alguma forma, pode começar doando alguns produtos.   Irmã Francisca esclarece que toda doação é bem vinda, como alimentos não perecíveis, produtos básicos de limpeza, como sabonete, gilete, papel higiênico, pasta de dente, etc., roupas e mantas. As doações podem ser entregues na sede da Toca de Assis, na Rua Perite, 151, em frente ao Mercado.

Anúncios