Sibipirunas e manacás anunciam a primavera - Santa Tereza Tem
Logo

Sibipirunas e manacás anunciam a primavera

Sibipirunas e manacás anunciam a primavera em Santa Tereza

(Clique nas fotos para amplia-las)

“Tá caino fulô
Tá caino fulo,
Lá no céu
Cá na terra
Tá caino Fulô” (música de domínio público)

Quem caminha pelo bairro, depois dos ipês floridos, avisando que a primavera estava por vir, alegra os olhos, agora, com as Sibipirunas.  Suas flores amarelas e marrons contrastam com o verde forte de suas folhas, anunciando que a estação chegou. Ao ver as suas flores caindo em profusão e cobrindo as calçadas e o asfalto, especialmente das ruas Amianto, Oligisto, Mármore, Silvianópolis, São Gotardo, Perite e Eurita, me veio à cabeça a canção de domínio público “Tá caino fulô”. É realmente um espetáculo bonito de se ver, a chuva de flores. É só parar um pouquinho perto de uma delas e colocar reparo.

Conheço algumas pessoas que reclamam da sibipiruna, pois primeiro ela perde todas as folhas para depois nascer flores que, é claro, vão cair no chão. A reclamação vem com a explicação de que elas causam sujeira. Tenho uma sibipiruna na minha porta e uma das recomendações da pessoa de quem compramos a casa, há 14 anos, foi de que cortássemos a árvore, por que ela “emporcalhava” tudo. Cada um tem seu ponto de vista, mas achei isso um acinte. Diferente, penso eu, a Sibipiruna dá uma sombra grande na minha porta, que é disputada pelos motoristas para estacionar, inclusive alguns até fecham a minha garagem por isso, o que não é legal, diga-se de passagem.  Refresca minha varanda, colori a rua com suas cores, atrai pássaros com seus cantos, enfim, alegra minha vida. Se as flores e as folhas no chão para alguns é sujeira, pra mim é o preço que pago (varrer as escadas, a calçada e limpar a calha), pelo que ela me oferece de graça.

Junto das sibipirunas, é também tempo de manacás. E esses pequenos arbustos estão estourando de flores nos jardins, por de traz das grades das casas. Além das flores brancas e lilases, exalam um doce perfume.

Chamam atenção os dois manacás e os pés de azaléias, que existem na entrada lateral da igreja de Santa Teresa e Santa Teresinha. Já até viraram ponto turístico, lugar onde as pessoas aproveitam para fazer fotos, tal a beleza.

Que venha a primavera, quem sabe em seu rastro de beleza e simplicidade das flores, desperte na  humanidade sentimentos de menos ódio, mais amor, menos preconceito, mais compaixão, menos intransigência e mais respeito pelo próximo.

Curiosidades sobre a Sibipuruna (Caesalpinia peltophoroides)
FAMILIA (Cronquist): Leguminosae . Conhecida também como Coração-de-negro, Sebipira, Sibipira.

“Sibipiruna” é um termo de origem tupi que significa “sibipira preta”
É uma árvore muitíssimo utilizada em paisagismo urbano, por sua beleza e rápido desenvolvimento.
Confundida com o pau-brasil ou pau-ferro pelas características semelhantes.

Floresce com grande beleza e suas flores perduram por mais de um mês, entre setembro e outubro. Possui grande capacidade de redução de temperatura sob seu sua copa. Muito indicada para cidade onde apresenta sérios problemas com ilhas de calor.

Curiosidades sobre o Manacá (Brunfelsia uniflora)

Também conhecido como manacá-de-jardim, ontem-hoje-amanhã, primavera e manacá-de-cheiro.
Árvore da família Solanaceae com origem na Mata Atlântica, no Brasil.
O termo Manacá é de origem Tupi e significa flor nas cores branco e azulSua floração é efêmera, dura poucos dias, mas é um belo espetáculo.
Adora o sol, por isso para dar bastantes flor deve ser plantado em local ensolarado.
É um atrativo para as borboletas·.

(Informações https://minhasplantas.com.br)

Fotos: Eliza Peixoto

Tá caindo fulô (domínio público) com As Meninas de Sinhâ, grupo do Alto Vera Cruz – https://www.youtube.com/watch?v=VLKR6RASr9U

Anúncios