Vi pela primeira vez os instrumentos de pertinho - Santa Tereza Tem
Logo

Vi pela primeira vez os instrumentos de pertinho

Assim, o garoto Max Mahet, maduro para seus 5 anos, mostrou sua satisfação durante a apresentação da Banda 12 de Março, na Praça Duque de Caxias, neste domingo, 03 de setembro. Morador do bairro, acompanhado pela mãe Elena Campos, ele contou que “ia jogar bola com meu pai, mas minha mãe me chamou pra ver a orquestra, então preferi isso, porque adoro música. Gosto muito de rock, de guitarra e bateria. Mas essas músicas tocadas foram bem legais e conheci hoje o oboé. Vi tudo de pertinho”.

Max e Elena Campos

Para o músico e  morador do bairro desde sempre,  Bezinho, comenta que “isso aqui é maravilhoso, deveria ter mais vezes. É uma forma de divulgar a boa música e incentivar o aprendizado musical. Esta banda está de parabéns, tocam demais”.

Acompanhando o amigo Bezinho, Márcio José dos Santos, morador do bairro Santo Antonio, contou que veio prestigiar um dos músicos da banda que é seu amigo. “Estou adorando. Uma bela maneira de passar a manhã de domingo, com amigos e ouvindo os dobrados e os vários estilos musicais apresentados por eles”, comenta.

O produtor do grupo, o também músico, Caxi Rajão, explica a razão da escolha de Santa Tereza para esta apresentação, que marca o lançamento do mais novo CD da 12 de Março. “Este é um trabalho que começou há dois anos, dentro da Lei de incentivo cultural e esta apresentação é o encerramento. Escolhemos Santa Tereza por seu ar interiorano e bucólico, que remete às pequenas cidades e às tradições das bandas de música. Tudo combina.”

Sobre a Banda 12 de Março

Fundada em 1975 pelo Francisco Guimarães,  a Banda de Música “12 de Março” integrou, até 2007, a Escola SESI Hamleto Magnavacca, em Belo Horizonte. Atualmente, é uma associação cultural sem fins lucrativos, que funciona em parceria com a Escola Municipal Professor Hilton Rocha no Vale do Jatobá.  Atualmente possui 35 músicos, que atuam voluntariamente, levando a cultura e a tradição das  bandas de música à população.

Mais que uma banda a 12 de Março é também uma escola de música, pois desenvolve importante trabalho na área da aprendizagem musical. As crianças que entram na Banda adquirem noções de cidadania e aprendem a manejar e a tocar um instrumento musical. . As incrições serão abertas em períodos anuais para crianças e adolescentes de 10 anos a 16 anos. As aulas são ministradas gratuitamente

A agremiação já gravou um LP e dois CDs e a apresentação de hoje, marca o lançamento do disco mais recente. Em 1985 e 1986 foi campeã no concurso promovido pelo Exército Brasileiro e, em 1992, venceu o 1º Concurso de Bandas de Música Civis de Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura.

Atualmente está entre as cinco melhores bandas civis do país. Em 1996, foi homenageada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte com a Comenda do Mérito Artístico Rômulo Paes.

Mais informações sobre a banda e ensino musical no site www.banda12demarco.com.br

Anúncios