Escola Livre de Cinema celebra 14 anos - Santa Tereza Tem
Logo

Escola Livre de Cinema celebra 14 anos

Escola Livre de Cinema celebra 14 anos e a formação de milhares de profissionais da área

Santa Tereza é rica na diversidade cultural. Tanto é que tem uma espaço para aprender e conhecer sobre cinema: a Escola Livre de Cinema (ELC), (Rua Salinas, 2198). A escola em 14 anos de atuação tornou-se referência na formação audiovisual em Belo Horizonte, sendo que nesse período foram realizados 260 filmes e  2.300 alunos passaram por lá.

Tudo começou quando um apaixonado por cinema, Cláudio Costa Val, decidiu abrir na capital mineira um local propício ao estudo e à criação da sétima arte.   Idealizador e diretor da (ELC), Cláudio recorda que “Antes quem queria se preparar para atuar no setor precisava sair do estado ou do país, como é o meu caso, que fui estudar na Espanha. Mas, em 2003, com a criação da Escola, a formação em cinema se tornou acessível a um maior número de pessoas. Hoje a grande maioria dos profissionais que atua em Belo Horizonte passou por aqui. Estão lançando filmes e sendo reconhecidos. Muitos se tornaram, inclusive, professores ”.

A sede fica à Rua Salinas, 2198, Santa Tereza

O carro-chefe entre os cursos é o de Formação em Cinema, que abrange todas as áreas técnicas da Nele o aluno estuda  “História do cinema Mundial”; “História do Cinema Brasileiro”; “Roteiro para Cinema”; “Direção Cinematográfica”; “Técnica Cinematográfica”; “Introdução à Fotografia Still”; “Direção de Fotografia para Cinema I e II”; “Maquiagem, Efeitos e Caracterização Cênica no Cinema”; “Produção I e II”; “Captação de Áudio no Cinema”; “Introdução à Câmera 16mm”; “Novas Tecnologias em Vídeo”; “Música no Cinema”; “Teorias da Montagem Cinematográfica”; “Produção Experimental”; “Prática em Direção Cinematográfica”; “Direito Autoral Aplicado ao Cinema”; “Figurinos para Cinema”; “Direção de Arte no Cinema”, “Estéticas do Cinema Contemporâneo”; “Introdução à Crítica Cinematográfica” e “Produção Executiva”.

Durante o curso são realizados filmes de curta-metragem, além de exercícios práticos, envolvendo gravações em vídeo, iluminação, enquadramentos, fotografia still, etc. A escola também realiza cursos de curta duração, para quem busca conhecer ou se aprimorar em áreas específicas do cinema.

Novas turmas e novidades

Cláudio Costa Val ministrando aula

Em agosto deste ano, foi iniciada mais uma turma do curso completo e lançados novos cursos complementares. Uma das novidades é “A dramaturgia seriada: Roteiro para séries de TV e web”, com aulas aos sábados durante agosto e setembro.  Inédito na cidade, o curso visa  formar pessoas capazes de atender a demanda de realização de séries.

É ministrado por Cláudio Costa Val, que lançou no mês passado a primeira e a segunda temporada de Horla – a série, com grande parte das cenas gravadas em ruas e paisagens de Santa Tereza. “A narrativa seriada é ancestral, mas nunca deixa de ser atraente. Atualmente a demanda pelo formato está em alta. Já abordamos o tema no módulo de roteiro do curso de formação em cinema, mas este é específico e mais detalhado quanto às técnicas”, salienta Costa Val.

Outra novidade neste semestre é o Curso de Animação, que aborda história, linguagem e prática da animação, com o professor Renato Duarte, ex-aluno da ELC. As aulas começaram no dia 11 de agosto e irão até 30 de novembro.

Filmes e músicas para aprender inglês

Outra estreia de peso na Escola Livre de Cinema é o Safe and Sound, um curso dinâmico que alia o ensino de inglês a filmes, músicas, literatura e dramaturgia. A iniciativa é de Oswaldo Marques, professor de música e de inglês, que uniu as duas didáticas para criar uma metodologia mais leve, interessante e prazerosa de ensino do idioma.

A metodologia é voltada para aulas individuais e turmas pequenas, com o propósito de proporcionar aulas descontraídas, produtivas e o aprendizado mais efetivo.

Para saber mais sobre a Escola Livre de Cinema, acesse:

Santa Tereza Tem – Escola Livre de Cinema 

Fanpage Escola Livre de Cinema

Anúncios