Show da Banda 12 de Março na Praça - Santa Tereza Tem
Logo

Show da Banda 12 de Março na Praça

Banda 12 de março

Show da Banda 12 de Março na Praça Duque de Caxias neste domingo, dia 03

Quem gosta não só de ver a banda passar, mas também ficar ali, na frente dos músicos ouvindo bem de perto os acordes e harmonias dos instrumentos tem encontro marcado neste domingo, na Praça Duque de Caxias, às 10h, com a Banda 12 de Março. Referência de escola de música e cidadania para BH e Minas Gerais a Banda 12 de Março faz show para lançamento de novo CD. Formada por 35 músicos instrumentistas de sopro e percussão, como as tradicionais corporações musicais, apresenta os tradicionais dobrados e um repertório composto por música popular brasileira, internacional e música erudita

No repertório do CD e da apresentação, estão dobrados, dobrados sinfônicos, marchas, erudita, valsas e trechos de óperas interpretadas com muita originalidade. Entre marchas e dobrados, estão: Rei do Povo (Antônio Manoel do Espírito Santo), Dois Corações (Pedro Salgado), General Osório (autor desconhecido), Rio de Janeiro Moderno (José do Carmo), Harmonia e Fraternidade (Camilo Perez Laporta), American Patrol (Frank White Meanchan). A realização do CD é da produtora Nas Montanhas Produções e a produção musical é de Caxi Rajão.

Fundada em 12 de março de 1975, a “Banda de Música 12 de Março” desenvolve um importante trabalho de formação, promoção, divulgação e manutenção da cultura musical do país. Expressão cultural, educacional e social de extrema importância para a região do Vale do Jatobá; uma referência de escola de música e cidadania para Belo Horizonte e Minas Gerais. A Banda se destaca em seu segmento porque, além de apresentar os tradicionais dobrados possui um repertório composto por música popular brasileira, internacional, trilhas sonoras de filmes e música erudita. Possui em sua fonografia um LP e dois CDs.

Os trabalhos expressam com fidelidade a identidade sonora das bandas de música. Atualmente é regida pelo maestro Daniel Campos – substituto de seu fundador por motivo de saúde; possui 35 músicos que atuam voluntariamente para levar o timbre diferenciado das tradicionais bandas de música à população e a versatilidade musical que essa formação proporciona.

Fundador e maestro da Banda 12 de Março, Francisco Guimarães é um dos mais renomados regentes do Estado de Minas Gerais. Formado pelo Centro de Formação de Regentes e Mestre de Música da Escola de Instrução Especializada – EsIE – do Exército Brasileiro, possui conhecimento e habilidades impares de percepção musical, história da música, análise musical, performance musical no clarinete, saxofone e oboé, regência, técnicas de ensaio, música de câmara, orquestração e instrumentação.

A Banda 12 de Março participou da edição de 2009 da Festa da Música. Conquistou os títulos de campeã estadual do concurso de bandas civis realizado pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura de Minas Gerais. Por duas vezes sagrou-se campeã nos concursos municipais promovidos pelo Exército Brasileiro e foi uma das escolhidas para representar Minas Gerais no concurso nacional realizado pelo Rotary Clube em Brasília.

Serviço
Lançamento do CD BANDA 12 DE MARÇO
Regente da “Banda 12 de Março”: Maestro Daniel Campos
Texto CD: Fundador e Maestro Francisco Guimarães
DIA 3 de setembro – domingo – 10 horas
Local: Praça Duque de Caxias – Bairro Santa Tereza
Informações: Maestro Daniel Campos (31) 99245 2601
Foto/crédito: Caxi Rajão

Anúncios