BH Cidade Criativa realiza Mostra Silviano Brandão de 15 a 20 de agosto - Santa Tereza Tem
Logo

BH Cidade Criativa realiza Mostra Silviano Brandão de 15 a 20 de agosto

Evento reúne arte, design, cultura e meio ambiente, esta semana, na Avenida Silviano Brandão

A avenida Silviano Brandão, que passa abaixo do bairro Santa Tereza, é considerada o maior corredor varejista de móveis da América Latina, e nesta semana recebe evento que integrará polos de móveis, da moda e circuitos gastronômicos de forma a potencializar o turismo de negócio de Belo Horizonte.

De 15 a 20 de agosto, o evento vai mostrar a história do polo moveleiro da avenida Silviano Brandão, o valor ambiental do setor com a produção de produtos a partir de madeira de reflorestamento, incentivar a venda durante o período do evento, reconhecendo os melhores profissionais da Silviano Brandão durante a ação.

As atividades vão acontecer em três pontos democraticamente distribuídos da Av. Silviano Brandão: será fechada uma pista da mão inglesa, na direção da Av. Cristiano Machado; a esquina com a Rua Conselheiro Lafaiete e a Praça Lunardi. Haverá intervenções culturais de dança, teatro, música, mostra de arte a céu aberto,  exposições de quadros, sebo de discos em vinil e de livros, desfile de moda anos 50 e atual destacando  o conceito madeira. O circuito gastronômico – food trucks, food bikers, bares e restaurantes da região estarão ativos durante todo o evento.

Todas as atividades serão gratuitas para o público.

Carbono Neutro e plantio de árvores

Toda emissão de carbono oriunda do evento será neutralizada por meio do plantio de árvores nativas de cerrado e mata atlântica. O cálculo do impacto ambiental será realizado com base no método GHG Brasileiro, sugerido pelo Ministério do Meio Ambiente. Uma área da Reserva Particular de Patrimônio do  Vale dos Cristais, Nova Lima (MG) já foi selecionada para ser recuperada e enriquecida com as mudas que plantaremos. As árvores serão monitoradas até que atinjam a vida adulta. Será promovido ainda o ​plantio ​de mudas de cerrado​ e mata atlântica, com distribuição de cartilhas educativas​ em parceria com a Vale  e Sua Árvore.

“A Mostra Silviano Brandão vem para fomentar a economia atrelada ao desenvolvimento do turismo, cultura e lazer. Além disso, vimos falar da conscientização ambiental com a distribuição de 1.000 mudas de plantas e cartilhas educativas, como uma forma de promover uma ação em prol do meio ambiente, assunto tão discutido hoje em dia. Eventos como esse podem se tornar uma excelente fonte de desenvolvimento da consciência ecológica – vital para nossa sobrevivência”, explica Eliana Reis, presidente da associação de comerciantes do polo moveleiro da Silviano Brandão.

Cidades Criativas

Cidades Criativas são espaços urbanos onde a articulação eficiente entre atividades sociais e artísticas, industrias e culturais e governo foi capaz de produzir uma efervescência cultural que desenvolve, atrai e retém talentos, promove diversidade social, aumenta a oferta de empregos, gera maior conhecimento entre cidadãos, aumenta o potencial criativo de empresas e instituições, atrai mais turistas e, assim, contribui significativamente para a economia da cidade e qualidade de vida de seus cidadãos.

“A cidade criativa não é aquela que apenas congrega artistas, mas a que estimula a inovação em todos os campos, acolhe a diversidade como um rico ecossistema, propiciando o maior número de trocas e interações entre seus habitantes e todos que por lá passarem. A cidade criativa promove oportunidades para descobertas, experiências e novidades sem abrir mão de sua identidade e do cuidado com o seu acervo e suas memórias. Com as oportunidades de encontros e interações que oferecem, as cidades são pontos nevrálgicos para o desenvolvimento de soluções que contribuam para o enfrentamento da crise na qual nos encontramos”, complementa Eliana Reis.

Mercado moveleiro O Estado de Minas Gerais sustenta cerca de 15% do consumo de móveis de todo o país. A capital mineira se destaca nesse cenário por possuir o maior corredor varejista de móveis da América Latina: o polo moveleiro da Silviano Brandão. Trata-se de um importante gerador de emprego e renda do município, com mais de 200 lojas e uma arrecadação mensal de R$8,5 milhões em ICMS. O segredo dessa potência comercial está na colaboração ativa dos lojistas, principalmente através da Associação Alo Silviano Brandão, que busca sempre promover ações que geram visibilidade e crescimento do setor, motivando a economia de Belo Horizonte. Entre essas ações, a Alo Silviano Brandão apresentou em 2016,  a Mostra Silviano Brandão Viva, um novo projeto que reúne arte, design, cultura, gastronomia e meio-ambiente no maior corredor varejista de móveis da América Latina.  

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – pode sofrer alterações

Dia 15\08  – av silviano brandão 228 (mão inglesa) 

10h –  Abertura do evento na avenida Silviano  Brandão.

10h30 as 11h15-  Banda  Filarmônica Primeiro de Maio.

11h30 – Desfile dos carros esportivos antigos do Comando  Bravo, vindo a av. Andradas, estacionando na  a mão inglesa.

12h  –  DJ  Lucas Veríssimo

13h30 as 14h30 – Guilly Castro

Musica mecânica após show.

15\08 – Praça Estevão Lunard  – Horto

10h as 16h – Rua de Lazer  Sesc (musica mecânica infantil)

11h as 11h30-  Psiu de luz (palhaços)

12h as 13h  – Arthur Araujo

14h as 14h40 –  Roda de capoeira  Angola Dobrada –Mestre Iran

15\08 – PALCO ORTOBOM – (Conselheiro Lafaiete esquina de rua pouso alegre e av silviano brandão) 

11h as 12h   –  violeiros  Romano  e  Roceri

13h as 14h –  Edelson Pantera (voz e violão)

10h as 15h – foods trucks  e bikes foods

Dia 19\08 – MÃO  INGLESA  (meia pista fechada)

11h as 16h = food trucks

13h30  – Jorginho e o Samba

15h  Seresteiros Urbanos de BH

19 \08 – PRAÇA ESTEVÃO LUNARDI 

10h – Rua de lazer – Projeto Brasil Melhor

10h– Aula anti stress   – Academia Infinity

11h30   Circo Marimbondo show (grupo infantil)

13h30 – Mauricio Tizumba e os tamborzeiros

20\08   PALCO LIDÊ  ART DECOR  (mão inglesa)

10h  as 15h – Exposição de móveis antigos

10h30 – Desfile de carros antigos MOVA, estacionando na mão inglesa.

11h – Desfile de moda da grife Flower Power

11h as 12h15 – DJ Lucas Veríssimo

13h as 15h – Thiago Cruz e Julio campos (rock e blues)

20\08  PRAÇA ESTEVÃO  LUNARD

10h as 14h –  Rua do Lazer –  Brasil Melhor

11h30 as 12h15-  La  Ursa – Palhaço Mulambo

13h30 as 15h – Romano e Roceri (dupla de moda de viola)

Serviço

BH Cidade Criativa – Mostra Silviano Brandão de cultura, gastronomia e design
Dias: 15 a 20 de agosto – programação cultural no feriado, sábado e domingo, de 10h às 16h
Local: Avenida Silviano Brandão, pólo moveleiro de Belo Horizonte
Atividades ao ar livre, acesso gratuito

Anúncios