Santa Tereza tem Festival de Inverno da UFMG - Santa Tereza Tem
Logo

Santa Tereza tem Festival de Inverno da UFMG

Santa Tereza tem Festival de Inverno da UFMG, na Praça Duque de Caxias

Santa Tereza está dentro do roteiro do Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) este ano na programação Poéticas de Transformação: Criação e Resistência, com aulas abertas na Praça Duque de Caxias. Estas mesmas oficinas serão ministradas em outros espaços da cidade.

A carga horária de cada uma das aulas é de 1h30, classificação etária livre e não precisa fazer inscrição previamente.

Confira a programação, que vai de 28 de julho a 5 de agosto de 2017 :

BRINCANDO DE SER PALHAÇO

Um momento de diversão e riso que nos permitirá experimentar a alegria de ser palhaço, por meio de jogos e brincadeiras que estimulam a ludicidade. A oficina será ministrada pelo mineiro Rodrigo Robleño. Ele o palhaço Viralata, que atua em TV, teatro, ruas e circo.

Mais conhecido por seu trabalho como palhaço, é diretor, ator e professor. Já trabalhou com grupos como Armatrux, Cia Circunstância e Cirque du Soleil. Atualmente, dirige o grupo de palhaços de hospital Uniclown.

Datas e horários:
29 de julho – às 10h – Praça Duque de Caxias
2 de agosto – às 16h – Praça de Serviços no Campus Pampulha
5 de agosto – às 15h – Praça da Liberdade

ESCREVER SEM DOER

O objetivo da aula é promover uma viagem ao mundo encantado da escrita. Essa viagem consiste em devolver ao ato da escrita sua condição fundamental de expressão humana, apontar caminhos para a descoberta da escrita como ato de liberdade e amor e abrir espaços para o lúdico e para a descoberta do prazer da criação e da invenção. Assim, pretende-se promover a festa da escrita.

O professor mineiro Ronald Claver, aposentado do Colégio Técnico da UFMG, onde lecionou Português e Literatura a milhares de alunos, durante mais de três décadas coordenará esta oficina.

Claver define, em texto autobiográfico, sua relação afetiva com Belo Horizonte de modo essencialmente amoroso: “Estou perdido em Belo Horizonte desde que me deram o mundo de presente. Nasci em setembro, sou virgem. Embora a virgindade tenha se perdido nessas montanhas de utopias e abismos. Nasci no dia da Independência, mas continuo dependente da vida, das manhãs, dos ermos e da poesia”.

Datas e horários:

30 de julho – às 10h – Praça Duque de Caxias

=2 de agosto – às 10h – Praça de Serviços no Campus Pampulha 3 de agosto – às 10h – Praça da Liberdade

EXPERIMENTANDO AS DANÇAS DE SALÃO

Possibilitar aos alunos o aprendizado e a prática de movimentos básicos das danças de salão – salsa, forró, samba, bachata, lindy hop – sem a necessidade de um parceiro(a), ou seja, podendo executar os passos individualmente ou em pares.

A Mimulus Escola de Dança (MG) – Primeira escola de Minas Gerais especializada no ensino das danças de salão será responsável pela aula.

Fundada em 1990, é considerada uma das melhores escolas do Brasil, especialmente pela qualidade e pioneirismo do seu trabalho. Além disto, cede toda a sua infraestrutura ao funcionamento da Mimulus Cia de Dança. Desenvolve pesquisa permanente sobre danças de salão nos respectivos países de origem. Esta atuação internacional possibilita um forte intercâmbio com profissionais estrangeiros e com expoentes da dança brasileira. Conta com um público distinto, que busca os benefícios físicos e psicossociais das danças de salão, além de um conhecimento que permita a sua aplicação prática imediata. Em um trabalho conjunto com a Associação Cultural Mimulus, a escola atende alunos de todos os níveis e idades, desde aqueles que nunca experimentaram nenhum tipo de dança até os já profissionais.

Datas e horários:

29 de julho – às 19h – Praça Duque de Caxias

1º de agosto – às 15h – Praça da Liberdade
2 de agosto – às 20h – Praça de Serviços no Campus Pampulha
5 de agosto – às 19h – Praça da Liberdade

O BANQUETE

Realizar uma instalação coletiva com a montagem de uma mesa, onde será oferecido ao olhar um “Banquete”. Este será composto por ingredientes e iguarias reproduzidos em gesso, a partir da moldagem de fragmentos do corpo e de objetos, coletados na natureza ou de uso cotidiano.

A proposta é por meio da arte e dessa metáfora antropofágica, refletir sobre a cultura de idealização do corpo e do consumismo desenfreado, que nos alimenta e nos consome. Num trabalho compartilhado, Márcio de Azansú preparará uma complementação ao Banquete, servindo a iguaria africana Omolucum, dedicada a Oxum, a deusa que purifica o corpo e tira todas impurezas da alma, trazendo de volta o amor próprio esquecido por este consumismo mundial.

Fabrício Fernandino Doutor em Artes Visuais, professor de escultura da Escola de Belas Artes da UFMG será o coordenado. Fabrício possui um extenso currículo envolvendo ações artísticas e culturais no Brasil e no exterior. Como artista, possui um histórico de inúmeras participações em exposições, Festivais de Inverno, curadorias e realizações de obras públicas. Como professor, possui uma reconhecida atividade acadêmica de ensino, pesquisa e extensão dentro e fora da Universidade.

Convidado Especial: Márcio de Azansú (MG) – Sacerdote do Jejê Mahí de raiz africana, oriunda do Benim, conhecedor e iniciado nos cultos afro-brasileiros há 40 anos.

Data e horário: 2 de agosto – 8h às 14h – Praça de Serviços, no Campus Pampulha

POESIA RIMADA E RITMADA

A oficina abordará técnicas de construções de rimas e métricas, envolvendo e incentivando qualquer pessoa, alfabetizada ou não, a construir suas próprias rimas. No fim de cada encontro será realizado um sarau com os participantes da oficina.

O artista mineiro Kdu dos Anjos será o responsável pela oficina. Kdu é um artista multifacetado, que aos 26 anos já acumula diversos ofícios nas artes e no empreendedorismo. Kdu tem dois CD’S solo e um CD com grupo, é marionetista e ator de três espetáculos do grupo Giramundo Teatro de Bonecos, é oficineiro de Ritmo e Poesias. Criador e gestor do Lá da Favelinha, o artista se enche de orgulho ao falar do projeto, que é um centro cultural independente, sem fins lucrativos, que promove oficinas e educação para jovens do aglomerado da serra.

Datas e horários:

29 de julho – às 15h – Praça Duque de Caxias
 1º de agosto – às 10h – Praça da Liberdade
2 de agosto – às 14h – Praça de Serviços no Campus Pampulha 5 de agosto – às 10h – Praça da Liberdade

IMAGENS EM TRÂNSITO

Constituir, por meio da exibição de curtas-metragens em espaços públicos da cidade, um espaço de recomposição para certos ritmos e sensibilidades que fazem parte do cotidiano urbano. Em um primeiro nível, os locais serão ocupados por imagens atípicas, de modo a provocar os passantes ordinários a interromperem, por alguns instantes, seus trajetos habituais. Em um segundo nível, esses passantes transformados em espectadores serão convidados a refletir sobre as imagens assistidas, por meio de debates e comentários.

As aulas serão dirigidas pela professora Ursula Rösele e Luis Felipe Flores.

Ursula Rösele é doutoranda em Cinema pela Escola de Belas Artes/UFMG e mestre em Comunicação pela FAFICH/UFMG. Foi crítica de cinema pela Filmes Polvo, membro da comissão de seleção da Competitiva Brasileira do Forumdoc.bh em 2010, membro do Júri da Competitiva Brasileira do FestcurtasBH em 2011, e das Competitivas Brasileira e Internacional em 2012, 2013 e 2014.  Trabalhou, de 2011 a 2013, como assessora da Gerência de Cinema da Fundação Clóvis Salgado. Atua como docente na graduação e pós- graduação no Centro Universitário UNA.

Luis Felipe Flores é doutorando em Comunicação Social no PPGCOM/UFMG, onde desenvolve pesquisa sobre o cineasta Harun Farocki, sob orientação do Prof. Dr. César Guimarães e mestre em Cinema pela EBA/UFMG. Ensaísta, crítico e pesquisador de cinema, colaborou para revistas e catálogos de mostras. Organizou as retrospectivas dos cineastas Rithy Panh e Trinh T. Minh-ha no Brasil. Curador do Festcurtas BH em 2015, 2016 e 2017, e do Forumdoc.bh em 2015. Atua também como professor e tradutor.

Datas e horários:

30 de julho – às 19h – Praça Duque de Caxias
1º de agosto – às 19h – Praça da Liberdade2 de agosto – às 18h – Praça de Serviços no Campus Pampulha
3 de agosto – às 19h – Praça da Liberdade

Programação completa e mais informações: www.ufmg.br/festivaldeinverno/

Anúncios