Passeio entre as plantas tradicionais em Santê - Santa Tereza Tem
Logo

Passeio entre as plantas tradicionais em Santê

Passeio sobre plantas tradicionais em Santê, neste sábado, inscrições abertas

Já pensou em sair pelas ruas do bairro, reconhecer e usar as plantas que vir pelo caminho? Chegou a hora! No próximo sábado haverá um passeio sobre plantas tradicionais em Santê, a partir das 9:30 da manhã.

A atividade será oferecida pela Jaca Verde, marca de alimentos feitos com pancs – plantas alimentícias não convencionais (aquelas que não encontramos nos sacolões, por não terem valor comercial, mas fazem parte dos saberes tradicionais).

Podem participar pessoas de todas as idades, com disposição para caminhar aproximadamente 2 quilômetros e interesse em saber mais sobre as plantinhas, que estão nas ruas, praças, passeios, jardins e quintais do bairro e que têm grande valor ambiental e nutritivo. São apenas 15 vagas e as inscrições estão abertas.

Será um dia de conhecimentos botânicos, por meio de passeio guiado pelas ruas do bairro Santa Tereza. “Na aula-passeio serão ensinadas noções básicas de botânica, identificação e uso de plantas comestíveis e não comestívei , e cuidados para não se intoxicar com elas. Serão vistas 13 PANCs (plantas alimentícias não convencionais) bem comuns em BH.  Explicaremos detalhadamente às pessoas como reconhecê-las com facilidade e instigaremos os participantes a  conhecer mais de outras plantas alimentícias”, explica Lucas Mourão, da Jaca Verde.

Segundo Lucas, o objetivo é fazer com que mais pessoas se interessem em conhecer e utilizar plantas comuns na cidade. “Uma proposta de aproveitamento ativo, na qual o morador  tem a oportunidade de aproveitar seu momento de lazer não apenas em frente à televisão ou ao computador, e a apreciar belezas naturais da cidade,  que tem muito a oferecer”.

Será um passeio que vai abordar plantas comuns na arborização urbana, mas que quase ninguém sabe do  seu uso alimentício. O trajeto passa pelas ruas Gabro, Mármore, Tenente Durval, Norita, São Gotardo, Silvianópolis, Divinópolis, Praças Duque de Caxias e Ernesto Tassini. Antes do início da caminhada, a Jaca Verde oferecerá aos participantes um lanche com quitutes feitos com “pancs”.

Patrimônio natural de Santa Tereza

No conjunto urbano de Santa Tereza, reconhecido e protegido pelo Patrimônio Cultural do município de Belo Horizonte desde 2015, por suas casas, comércios, praças e calçadas, também se incluem árvores e plantas antigas. E também os costumes tradicionais, como cultivo de hortas, canteiros e jardins. “É um bairro incrível, que ainda guarda muitas casas com quintais, ruas com pouco movimento de carros e qualidade de vida”, comenta Lucas.

Dentre as espécies de plantas já demarcadas pela Jaca Verde, Lucas destaca: “Gosto muito do Garupá, arbusto brasileiro difícil de encontrar em ambientes urbanos, do Jasmim da Índia, presente em algumas casas, dos tamarindos e romãzeiras, muito presentes no bairro. Há também árvores de pitanga, tamarindo e ora-pro-nobis, aos quais podemos fazer uso das folhas, das flores e dos frutos”.

Para o passeio, ele recomenda levar água, boné ou chapéu para proteger do sol, bloco e caneta para anotações, roupas e calçado confortáveis para andar.

Lucas Mourão é um jovem empreendedor de 25 anos, formado em Relações Econômicas Internacionais, mas desde 2013 envolvido com agroecologia. Em 2016 ele resolveu iniciar a Jaca Verde Panc, empreendimento que busca levar às pessoas um pouco mais de conhecimento sobre plantas alimentícias não convencionais, culinária vegetariana e agroecologia.

Inscrições

As inscrições estão abertas, pelo valor promocional de R$ 33 por pessoa, e podem ser feitas pela internet ou diretamente com o Lucas Mourão, pelo telefone: (31) 98712-8870. O formulário para inscrições está disponível em: https://www.sympla.com.br/passeio-panc-no-sante__164959

Programação

9:30 – Lanche PANC na praça Duque de Caxias (Santa Tereza)

10:00 – Aula teórica sobre dicas de identificação de PANC e noções sobre morfologia das plantas

12:00 – Saída para ver as PANC do Santa Tereza ao vivo e a cores

Entre 14 e 15:00 – Término do passeio

Serviço

Passeio Panc (plantas alimentícias não convencionais) em Santa Tereza
Dia: 22/07, sábado
Horário: 9:30 às 14h
Local de concentração e partida: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza
Valor: R$ 33 por pessoa
Inscrições: por telefone (31) 98712-8870, ou pelo site do sympla

P

Anúncios