Artigo: Dá pra cantar Parabéns? - Santa Tereza Tem
Logo

Artigo: Dá pra cantar Parabéns?

 No texto abaixo, do jornalista, folclorista e historiador, Carlos Felipe Horta,  conta a história do Jogo do Bicho, que faz aniversário hoje, 03 de julho.

A pergunta tem todo o sentido… Dia 3 de julho, uma brincadeira que virou jogo, tornou-se paixão nacional, foi proibida, mas continua viva em toda parte, às vezes diretamente, em outros momentos oculta em um poste de rua, corrida maluca ou bilhetinho da sorte. Estamos falando do jogo do bicho, criado oficialmente em 3 de julho de 1892.

João Batista Viana Drummond

Curiosamente criado por um mineiro: João Batista Viana Drummond. Seus dois sobrenomes nos levam invariavelmente ao País do Mato Dentro, mais propriamente São José da Lagoa (hoje Nova Era) então integrante do município de Itabira. Nascido em 1º de maio de 1826, foi muito cedo para o Rio de Janeiro onde, ao contrário do pensamento geral de que ele só atuou no Zoológico, onde criou o jogo do bicho, o itabirano exerceu muitas outras funções. Foi, por exemplo ( e pouca gente sabe disso) administrador da Estrada de Ferro Dom Pedro II, uma das primeiras do Brasil.

Muito amigo do imperador Pedro II, comprou da Princesa Isabel as terras da Imperial Quinta do Macaco onde, impressionado pelo estilo da arquitetura francesa de Paris, resolveu criar um “bairro francês”, ao qual, em homenagem à princesa, deu o nome de Vila Isabel. Se alguém está reconhecendo o nome é isso mesmo. É a Vila Isabel, berço de Noel Rosa, um dos ninhos iniciais do samba carioca. Vila Isabel foi inaugurada em 1872 e até hoje conserva prédios dos tempos iniciais, principalmente na Praça Barão de Drummond, conhecida popularmente como a Praça Sete.

Graças ao seu prestígio pessoal, foi presidente do Jockey Club Brasileiro e, em razão de sua paixão pessoal por animais, criou, em 1888, o primeiro Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, com

Bilhete de entrada do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro

espécies brasileiras e vindas de outras partes do mundo, com licença especial do Governo. Para comprar e importar estes animais, ele criou um sorteio, colocando, na entrada do Zoológico, uma gaiola tampada . As pessoas, quando entravam, faziam uma aposta, tentando descobrir qual o animal escondido. No fim do dia, revelava-se o segredo e o dinheiro da aposta era dividido para o (os) apostador(es) e a outra metade para aquisição de outros bichos. Foi neste ano que ele recebeu, do Imperador, o título de Barão de Drummond.

Logo em seguida, porém, o Império foi derrubado e os primeiros republicanos retiraram a ajuda e as facilidades que lhe davam, levando João Batista a transformar o antigo sorteio num ingresso pago pelos visitantes que recebiam um bilhete numerado concorrendo, ao fim do dia, a um sorteio. O primeiro deles aconteceu exatamente no dia 3 de julho de 1892 e algum tempo, as autoridades proibiram a sua continuidade.

O sorteio, logo conhecido como “Jogo do Bicho”, com 25 números, cada um correspondendo a um animal e com aplicação de dezenas, centenas e milhares, se espalhou rapidamente pelo Rio e pelo Brasil, tornando-se o mais popular do País, principalmente porque a “fezinha” era feita mais pelas classes mais simples, já que as mais altas e nobres tinham outros modos de jogar.

João Batista Viana Drummond morreu no Rio de Janeiro de 1897 , sendo oportuno lembrar que, agora em 2017, serão 120 anos de sua morte. Dá até para lembrar alguma coisa deste mineiro. O jogo por ele criado continua mais do que vivo e muita gente se pergunta se, mesmo sendo uma contravenção, ele não é muito menos perigoso que outra contravenção muito mais perigosa entre nós: a do tráfico de drogas.

Anúncios