"O amor no Grande Sertão", monólogo em sessão única no Cine Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

“O amor no Grande Sertão”, monólogo em sessão única no Cine Santa Tereza

“O amor no Grande Sertão”, adaptação do mais famoso texto de Guimarães Rosa, volta ao palco, neste sábado em Santa Tereza

“O amor no Grande Sertão”,  adaptação marcante do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, será reapresentada, em sessão única, no dia 10 de junho, às 16h, no MIS Cine Santa Tereza, com entrada gratuita.

O monólogo tem adaptação e direção de Ana Leonel Queiroz e é interpretado por João Bosco Alves Queiroz,  indicado na categoria de melhor ator Usiminas/Sinparc em 2005, por este trabalho.

Ana e João são casados há mais de 40 anos e moram em Santa Tereza, bairro que escolheram para morar na década de 1990 e têm grande comprometimento – os dois fazem parte da diretoria da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), desde maio de 2014.

 

Empenho e inspiração

A adaptação é do livro “Grande Sertão: Veredas”, e expõe de forma lapidada a beleza e o encantamento da obra de Guimarães Rosa. O romance gira em torno de Riobaldo, que recebe em sua fazenda um visitante da cidade a quem ele conta sua história. Fala da sua paixão proibida por Diadorim, do pacto com o diabo e das guerras entre jagunços nos vastos campos gerais.

João Bosco ensaiando, sob a direção de Ana

A adaptação foi feita por Ana Leonel, escritora e roteirista, em um trabalho que durou dois anos. “Cada parte que se completava, festejávamos em casa de parentes e amigos, onde comentávamos e aceitávamos sugestões. Por várias vezes, fizemos essas reuniões onde todos se emocionavam, pois condensar um livro de 586 páginas para um monólogo de mais ou menos uma hora, requeria as partes mais emocionantes e mais poéticas”, conta ela.

Como o texto é muito denso, o ator decorava uma página por semana. “Aos domingos e segundas-feiras, eu pesquisava no romance as páginas de onde haviam sido extraídos os textos, com o objetivo de entender melhor o contexto. Em seguida, lia o texto por diversas vezes em voz alta para então decorá-lo. Entre a terça-feira e o sábado, eu decorava uma cena. No domingo, depois de falar por diversas vezes de cor, reiniciava o processo com a cena seguinte. Este processo levou seis meses”, recorda João Bosco.

Ana e João Bosco, felizes por apresentarem o monólogo em Santa Tereza

Um esforço que valeu a pena! A peça foi estreada em 3 de julho de 2003, na Semana Roseana, em Cordisburgo, terra natal de Guimarães Rosa. E desde então, o monólogo já foi apresentado em inúmeros eventos na capital, no interior de Minas e também em outros estados. Em Belo Horizonte foram mais de 11 temporadas.

Agora, Ana e João Bosco estão muito felizes em apresentarem sua obra-prima pela primeira vez em Santa Tereza. “Desde antes do Cine Santa Tereza reabrir, o que foi uma conquista dos moradores do bairro que eu participei e continuo lutando em defesa dele, eu sonho com essa oportunidade. Será um enorme prazer me apresentar neste espaço de tanto simbolismo e importância para Santa Tereza, que é o meu bairro do coração. Espero que muita gente vá nos prestigiar!”, convida o ator João Bosco.

Serviço

O amor no Grande Sertão
Dia: 10/06/2017, sábado
Horário: 16h
Local: MIS Cine Santa Tereza
Entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria, aberta 30 minutos antes da sessão.

Anúncios