Expedição Rio das Velhas, te quero vivo - Santa Tereza Tem
Logo

Expedição Rio das Velhas, te quero vivo

Expedição Rio das Velhas, te quero vivo visa mobilizar a sociedade pela revitalização do rio

O maltratado Rio das Velhas, imprescindível para o abastecimento de água da grande BH, como diz o escritor Vander Pirolli em seu livro, “Os Rios Morrem de sede”, está vivendo essa irônica realidade. Entra governo, sai governo e  tudo continua como antes. Houve um, Aécio Neves, que até prometeu  em meio ao estardalhaço da imprensa, que limparia o rio e ao final do seu mandato nadaria nele.  Governou Minas de 2003 a 2010, portanto teve sete anos para cumprir a promessa, e tudo continua igual ou pior.

Expedição em realizada em 2009

Agora uma expedição, coordenada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH e o Projeto Manuelzão da UFMG, percorrerá rui a partir da nascente em Ouro Preto, até Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), durante a  Semana Nacional do Meio Ambiente, no período de 28 de maio a 04 de junho.

A expedição “Rio das Velhas, te quero vivo”  tem o objetivo  demonstrar que a situação da qualidade e quantidade das águas está cada vez mais ameaçada por ações antrópicas, aquelas causadas  pela ocupação desordenada, pela mineração e outras atividades que colocam em risco a segurança hídrica da capital e a vitalidade do Rio das Velhas.

O trecho de abrangência da ação está inserido em uma região que é caraterizada por ser uma zona de recarga fluvial fundamental para o abastecimento de Belo Horizonte e abriga significativos aquíferos que contribuem diretamente para a manutenção do ciclo hídrico da região.

A equipe da Expedição é formada por biólogos, geógrafos, engenheiro, analistas ambientais, percorrerá oito municípios a bordo de caiaques, que colherão material para é elaborar um diagnóstico do Alto da Bacia do Rio das Velhas.

Percurso

Cachoeira na nascente do Rio das Velhas, em Ouro Preto

A jornada inicia-se hoje, dia 28 de maio, no Parque Municipal das Andorinhas, em Ouro Preto, onde fica a nascente do rio. De lá segue para São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, comunidade ribeirinha banhada pelas águas ainda límpidas do Velhas.

Depois o grupo segue para Acuruí, distrito de Itabirito e chegam à foz do Rio Itabirito. De lá vai para Rio Acima, passam por Honório Bicalho (Nova Lima), onde está situada a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bela Fama – o principal ponto de captação de água para o abastecimento da capital. Na sequência, chegam a Raposos, onde será realizada a Expedição pelo Ribeirão da Prata, na reserva da Serra do Gandarela – importante área preservada com remanescente de Mata Atlântica.

Já no dia 02/06, o grupo segue para Sabará, onde a carga do lançamento de esgoto passa a interferir na vida do rio. Na sequência, a expedição percorre o município de Belo Horizonte pela foz do Ribeirão Arrudas e pela Foz do Ribeirão Onça, que abrigam em seus leitos águas extremamente tóxicas, com perigo de contaminação causada pelo intenso lançamento de esgoto da RMBH. Já no dia 03 de junho, a expedição finalizará a navegação na “ponte velha”, em Santa Luzia. Por fim, no dia 04 de junho, o grupo de expedicionários chega a Belo Horizonte.

Em cada parada serão realizadas atividades em parceria com escolas, órgãos públicos, prefeituras  e ONGs (Organização Não Governamental), para debates sobre os problemas de cada comunidade e como podem ser solucionados.  E especialmente sobre a necessidade do resgate do rio como participante ativo da vida das pessoas, não como um lugar para depósito de resíduos e efluentes.

Águas Gerais’

No dia 4 de junho, a partir das 9 horas, entidades ambientais irão realizar um grande encontro em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, ‘Águas Gerais’, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte e marcará o encerramento da Expedição. Ao final, um cortejo descerá a Avenida João Pinheiro, em direção ao Parque Municipal.

A Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ é uma realização do CBH Rio das Velhas  e do Projeto Manuelzão com a parceria da Agência Peixe, Copasa e apoio das prefeituras municipais de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte.

Anúncios