Concerto gratuito da Orquestra de Ouro Preto - Santa Tereza Tem
Logo

Concerto gratuito da Orquestra de Ouro Preto

Concerto gratuito da Orquestra de Ouro Preto, na Praça da Liberdade

Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto faz concerto gratuito, neste domingo, dia 28 de maio, às 11h, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, tendo como convidado especial Rufo Herrera e o grupo Desvio

O programa do concerto abrange a efeverscência cultural da América Latina, com um repertório formado por música brasileira e argentina. Destaque para o solista Rufo Herrera, ao bandoneon, interpretando tangos célebres como Libertango e La Cumparsita, e a participação especial do Desvio, formado pelos percussionistas Rafael Alberto e Leonardo Gorosito.

A apresentação marca o lançamento da Turnê Estadual 207, com patrocínio e apresentação da Vale, através da Lei Rouanet, e realização do Ministério da Cultura.

Sobre a Orquestra

Buscando reviver a histórica vocação musical da cidade de Ouro Preto, Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, associados a um grupo de instrumentistas, que integravam o grupo Trilos e o Quarteto Ouro Preto, criaram, no ano de 2000, a Orquestra Experimental da UFOP, hoje Orquestra Ouro Preto. É formada por cerca de 20 músicos, aos quais se associam músicos convidados, em função do repertório a ser executado. Tem como Diretor Artístico e Regente Titular o Maestro Rodrigo Toffolo.

Ao longo de 17 anos de trabalhos ininterruptos, a Orquestra Ouro Preto reúne projetos de grande relevância. Do repertório dito padrão, comumente executado por orquestras de todo mundo, a projetos de caráter artístico-pedagógico, a Orquestra Ouro Preto vem se destacando como um grupo de câmara de excelência, ao dedicar especial atenção à efervescência cultural da américa Latina, com foco na música brasileira de concerto e nas demais manifestações musicais de países vizinhos, assim como à pesquisa e difusão do repertório vinculado à Escola Mineira de Compositores do Séc. XVII.

A orquestra já conquistou alguns prêmios como  Prêmio da Música Brasileira, como melhor álbum de MPB de 2014 por Valencianas – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto;
e Prêmio Profissionais da Música 2017, na categoria Orquestras.

Rufo Herrera

Argentino, Rufo Herrera nasceu em um vilarejo  pertencente à província de Córdoba (Argentina). Ainda criança ouviu pela primeira vez o som do bandoneón, pelo qual se apaixonou e hoje é um dos maiores bandoneonistas do mundo.

Radicado no Brasil desde 1963, é autor de mais de 200 obras,entre elas quatro cantatas, cinco óperas e três bailados, além de obras sinfônicas e diversas peças de câmara, no âmbito da música erudita contemporânea, além de composições de caráter popular.

Serviço
Concerto com Orquestra de Ouro Preto
Praça da LIberdade
Domingo, 28 de maio, 11h
Entrada franca

Anúncios