Ateliês de Santê: ReCriart, o velho com cara nova - Santa Tereza Tem
Logo

Ateliês de Santê: ReCriart, o velho com cara nova

Ateliê ReCriart: Dar ao “velho” uma nova cara, reaproveitando material descartado

Letícia Assis

Desperdiçar objetos que poderiam ter novas funções ainda é fato comum e o  hábito de reaproveitar ainda está longe de ser cotidiano. Seja uma porta empenada, uma madeira ou outro objeto que ao perder sua utilidade, acaba esquecido em um canto ou vai para o lixo.

O contrário é o que faz no Ateliê ReCriart, à Rua Divinópolis, 111, o Renato Martins e sua esposa e arquiteta Ivana Amorim. Como uma Fênix, que renasce das cinzas e ganha uma nova vida, o casal de artesãos sempre dá nova cara e utilidade a materiais descartados.  Não é à toa que a logomarca do Ateliê Recriarte é inspirada na clássica figura da mitologia grega.

Renato e Ivana

Renato, também conhecido como Tete, trabalhou por nove anos em uma indústria do ramo de mineração, mas acabou se desligando por perder o interesse na área.  Ele conta que sempre gostou de reaproveitar objetos descartados e dar a eles uma nova função. Desafiado por Ivana, que tinha o desejo de ter um móvel de madeira em sua sala, Renato “quebrou a cabeça” até tirar do papel o móvel projetado por sua esposa.

“Via muita coisa sendo jogada fora, como pallet, madeira em geral que dava para reformar e comecei a juntar meio sem ter ideia do que ia fazer com aquilo. Em casa mesmo, algumas coisas foram aparecendo para eu fazer e fui tomando gosto, aprendendo e fazendo”, conta o artesão, que autodidata, no máximo confere um tutorial ou outro no youtube.

Atenção a todos os detalhes é sua característica. O artesão repara e trata todo material que encontra. Ao reaproveitar um pallet, por exemplo, ele o desmonta-lo por completo para dar o tratamento com perfeição.

Com esse estilo ecológico, Renato fala que tudo que pode ser reaproveitado. “Minha ideia quando comecei com esse trabalho era justamente dar uma nova função para as coisas descartadas. Às vezes as pessoas querem um armário em MDF. Eu digo que não faço, porque não tenho essas madeiras e uso apenas aquelas reaproveitadas.  Assim, é preferível que busque outro marceneiro”.

Enquanto Renato fica praticamente por conta da madeira, Ivana, trabalha na cerâmica. Professora de arquitetura no Centro Universitário UNA, ela também possui o dom para as artes plásticas, produzindo peças em cerâmica, como castiçais de velas, quadros e pratos decorativos, além de ajudar Renato a projetar os móveis em madeira.

São diversos os produtos que o casal cria, desde grandes objetos, como casas infantis para crianças e casinha de cachorro, armários, mesas, e pequenas coisas, como quadros, cachepôs para jardim vertical, e instrumento musical, como cajon. “Eu e a Ivana criamos diversos produtos, basta o cliente dizer o que quer, como quer, que a gente faz”.

O casal mudou para Santa Tereza , pela tranquilidade do bairro e pelo fácil acesso. “Apesar de ser um bairro com música e bares, a boemia, é um lugar tranquilo. Além disso, é fácil de sair e de chegar”.

Para conhecer mais o trabalho de Renato e Ivana´é só entrar na página do Facebook a página do AteliêReCriart, onde você poderá conferir cada detalhe dos produtos ou agendar uma visita ao ateliê pelo (31) 9 9300-4840.

Anúncios