Maestro procura netos do músico Justino da Conceição em Santa Tereza - Santa Tereza Tem
Logo

Maestro procura netos do músico Justino da Conceição em Santa Tereza

Maestro procura netos do músico Justino da Conceição, moradores de Santa Tereza. Entenda essa história, que começou em Ouro Preto, chegou até aqui.

“Memórias Musicais de Belo Horizonte Século XIX” é o nome do livro, que resgata as partituras do compositor mineiro Vicente Ferreira do Espírito Santo, cujo lançamento será no dia 28 de maio, às 19h, na Igreja de Santa Efigênia, Avenida Brasil. O responsável por este resgate é o maestro Robson Lopes, que descobriu a obra de Vicente Ferreira, no Museu da Inconfidência de Ouro Preto, quando pesquisava material para uma tese de doutorado e composições para o repertório dos corais regidos por ele.  Ao ter contato com as composições, encantou-se por elas e conseguiu coletar 19 partituras, que ele transcreveu e reuniu no livro a ser lançado.

Maestro Robson Lopes em Santa Tereza

Partituras de Vicente do Espírito Santo

O pesquisador comenta que a história é feita por fios, em que a gente puxa um e aparece outro. Assim, a obra de Vicente Ferreira só ficou guardada para a posteridade graças a um seu cunhado, também músico, Justino da Conceição, que com a morte de Vicente, em 1946, guardou as partituras. Mais tarde, ele passou o acervo para o uruguaio Francisco Martins, que, por sua vez, doou ao Museu da Inconfidência.

Segundo Robson Lopes, durante o processo de edição das músicas ia ouvindo e se apaixonando cada vez mais. “As obras, todas sacras, para coro, solista e orquestra, têm uma linguagem peculiar e identidade musical única, uma marca própria do compositor Vicente Ferreira do Espírito Santo, um mestre desconhecido para os mineiros”, diz o maestro.

Diante disso ele decidiu fazer a transcrição das peças para, não só preservar a memória musical, mas também torna-las conhecidas pelo público e por outros músicos.  No livro, que será distribuído gratuitamente, já que foi feito dentro da lei de incentivo cultural, além das partituras traz também arquivos de áudio, fotos e textos explicativos.  O material pode também ser baixado livremente no site: www.memoriasmusicais.com.br

A procura pelos netos de Justino em Santa Tereza

Para pesquisar Vicente do Espírito Santo, o maestro Robson acabou por ter contato com a obra do músico Justino da Conceição, que também tem grande importância na história da música mineira.  Ele então decidiu também estudar e escrever sobre Justino, tarefa bem complicada, já que não há quase nada escrito sobre sua vida.

Conversas com uns e outros, Robson ficou sabendo que dois descentes de Justino da Conceição, precisamente dois netos, moram em Santa Tereza. Ele não sabe o endereço e nem os nomes deles e então procurou o Santa Tereza Tem para tentar localiza-los. Isto porque ele acredita que os netos podem contribuir com informações sobre o avô, para enriquecer sua pesquisa sobre Justino da Conceição.

Portanto, se alguém conhece esses dois descentes de Justino ou mesmo se eles lerem essa reportagem e puderem ajudar o maestro Robson Lopes, podem fazer contato com ele pelo telefone 99976.030.

Anúncios