As várias faces de Joaquim no Memorial - Santa Tereza Tem
Logo

As várias faces de Joaquim no Memorial

As várias faces de Joaquim no Memorial, com atividade para lembrar a Inconfidência Mineira

Durante os sábados e domingos do mês de abril, o setor educativo do Memorial Minas Vale convida o público a conhecer o homem por trás do personagem Tiradentes, na ação “As várias faces de Joaquim”. No mês em que se celebra a Inconfidência Mineira,a atividade propõe  aproximar o público da história e cultura do Estado, por meio do grande ícone Tiradentes. “As Várias Faces de Joaquim”, iniciativa do Educativo do Memorial, propõe um olhar mais humano sobre Tiradentes e acontecerá em todos os sábados e domingos de abril, ao longo do dia, com entrada gratuita.

A sala do Memorial Vale, Panteão da Política Mineira, apresenta uma visão sobre a Inconfidência e, é neste espaço, que o visitante poderá conhecer “As Várias Faces de Joaquim”. A partir da imagem de Tiradentes, os educadores que recebem o público, proporão uma reflexão sobre como fatos são contados, levando-se em consideração o tempo e o ponto de vista de quem está narrando. O visitante será convidado – a partir de representações de indumentárias que fazem alusão ao Tiradentes – a montar o personagem em um quadro magnético.

A intenção é mostrar o Tiradentes construído historicamente, de forma mais complexa, problematizando o status de herói e apresentando-o como um ser humano, com várias faces, conquistas e derrotas. A ideia é proporcionar experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com este episódio da história, a Inconfidência Mineira.

SERVIÇO
As várias faces de Joaquim
Período: 1º a 30 de abril – aos sábados e domingos
Horário: sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h e domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
Memorial Minas Vale: Praça da Liberdade, esquina com Rua Gonçalves Dias
Entrada gratuita

VISITAS MEDIADAS COM EDUCADORES DO MEMORIAL:
Sábados às 13, 14h e 15h
Domingos às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30,
Visitas realizadas em grupos de até 10 pessoas, com duração de uma hora cada.

Anúncios