Becos de Santa Tereza ganham cor e vida - Santa Tereza Tem
Logo

Becos de Santa Tereza ganham cor e vida

Becos de Santa Tereza ganham cor e vida na arte de  Camila Lacerda

Reportagem: Letícia Assis

A artista plástica, Camila Lacerda, ressalta os becos de Santa Tereza e do mundo através de seus trabalhos, propondo um olhar histórico e artístico diferentes. O que passa por despercebido por uns, por outros vira arte e ganha vida. Estamos falando dos muitos becos que existem pelo mundo afora, onde infinitas pessoas passam por eles sem notar suas peculiaridades. Como todo caso tem exceção, nesse caso é a artista plástica Camila Lacerda (29) que faz a diferença.

camila
Camila Lacerda

Em 2014, ao pintar e beco que dá entrada ao seu ateliê, em Santa Tereza, teve a ideia de registrar esses corredores por meio da fotografia e da pintura. “Aqui em Santa Tereza tem sempre uma casinha atrás de uma casa maior, e foi essa passagem que me interessou, que a gente vê do lado de fora, igual um corredor”, explica Camila.

Comum em casas marcadas pela história familiar, esses becos registram um importante aspecto da nossa cultura, dando origem ao famoso “puxadinho”, construído muitas vezes com o intuito de manter a união da família. Ao dar destaque a esses caminhos, Lacerda consegue abordar em seu trabalho “Becos de Santa Tereza – Entrada Independente”, iniciado em 2014, aspectos sociais, culturais e arquitetônicos.

Além do bairro Santa Tereza, a série “Becos” também apresenta corredores de cidades como Amsterdam, Bruxelas, Berlim, Coimbra e Cidade do México, somando dez pinturas em telas de 1,30mX1m.

Para realizar seus trabalhos, a artista plástica usa a criatividade com muita diversidade. Pintura, desenho, instalação, performance, fotografia, vídeo, tudo se mistura e se complementa em sua arte. Para Camila, a ideia é que pede a técnica. “Não posso falar que sou só pintora ou só fotógrafa, porque eu trabalho com várias linguagens, de acordo com a ideia que vem na cabeça”.  Tudo, claro, com muito trabalho e dedicação.

Camila, que mora e tem ateliê em Santa Tereza, formou-se em Artes Plástica pela UEMG-Escola Guignard e é pós-graduada em Cinema. Agora, se lança no mestrado e nas exposições, pois não perde uma.

Além de tudo isso, ela também da aula particular de desenho e pintura, em seu Ateliê e em domicílio. Para ela, seu trabalho também tem seu lado difícil. “Tem também um trabalho muito árduo, que demanda tempo, esforço, trabalho mental… não da para falar quanto tempo que eu trabalho pintando. Eu posso falar que profissionalmente desde os 16 anos”.  Contato pelo e-mail: camilalacerda6@gmail.com

Próximas exposições

Com duas exposições agendadas para o mês de Outubro, uma no SESC de Juiz de Fora e a outra no Galpão Paraíso 44, Camila foca no que está por vir, pois já perdeu a conta de quantas exposições participou.

Na exposição “Um Minuto Para”, que acontece no SESC de Juiz de Fora com outros artistas, Camila Lacerda apresentará uma instalação que se chama “Um minuto de silêncio para a Natureza morta”. A instalação é uma série de vídeos de 1 minuto onde plantas e/ou animais são filmado em seu local de decomposição e silêncio ambiente. São 10 telas de dimensões variadas, filmadas em plano sequência e câmera estática. Você pode conhecer um pouco desse trabalho clicando aqui. (https://www.youtube.com/watch?v=lA7lD7sUZW0)

A outra exposição acontecerá no Galpão Paraíso 44, que fica na rua Cachoeira Dourada, 44, bairro Paraíso, bem pertinho da gente e podemos aproveitar para conhecer seu trabalho de perto. Camila irá expor a obra “7 Serenatas”, que mistura fotografia, arquitetura e música. Ainda não está definida a data da exposição, mas assim que estiver tudo certinho, postaremos na agenda do Santa Tereza Tem!

Quem quiser saber mais sobre o seu trabalho pode conhecer de perto suas obras na Galeria Periscópio Arte Contemporânea, que fica na Av. Alvares Cabral, nº 534. Lá, além de conhecer você também pode adquirir e levar para casa um lindo quadro feito pela artista plástica Camila Lacerda!

 

 

 

Para realcerda!

Anúncios