Moradores discutem questões do bairro em assembleia - Santa Tereza Tem
Logo

Moradores discutem questões do bairro em assembleia

Moradores discutem questões do bairro em assembleia da Associação Comunitária de Santa Tereza

Na Assembleia geral da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST), na noite de segunda, 20/2, moradores discutiram assuntos de interesse do bairro, como carnaval, saúde, segurança e proteção ao patrimônio.

Quanto ao Carnaval no bairro, João Bosco Alves Queiroz, presidente da Associação, informou que a Polícia Militar e a Belotur definiram que novamente deverá ser seguida a orientação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que restringe horários e locais de concentração para desfile de blocos.

Emitido pelo Ministério Público em 2014 e mantido nos anos seguintes, a pedido de um grupo de moradores, o TAC determina que os desfiles de blocos no bairro Santa Tereza devem ocorrer durante o dia, tendo horário limite para parar o som às 18h e fazer a dispersão até 19h. Também determina que as praças Duque de Caxias e a Ernesto Tassini não devem ser usadas como local de concentração ou finalização de blocos, para evitar aglomeração nesses espaços.

????????????????????????????????????

“Mais uma vez, desde 2014, defendemos que a programação dos blocos pudesse ir até às 20h, conforme o desejo da maioria dos moradores demonstrado nas assembleias, que fizemos em 2014 e 2015. Mas este ano a questão não foi aberta para discussão e o comandante do 16º Batalhão admitiu reavaliar para o próximo ano. Então, para este ano, devemos acatar e exigir dos órgãos públicos responsáveis a devida estrutura necessária e segurança dos moradores durante os dias de Carnaval”, disse João Bosco, tendo a concordância dos presentes.

Mercado de Santa Tereza

Os temas ocupação do Mercado de Santa Tereza e a ameaça das torres da PHV (construtora pretende construir megaempreendimento comercial na Rua Conselheiro Rocha, próximo à Estação de Metrô Santa Efigênia, ainda nos perímetros do bairro) foram apresentados pela integrante do Movimento Salve Santa Tereza, Maria Guiomar Frota, professora doutora em Ciências Sociais.

Ela expôs que o coletivo Mercado Vivo + Verde, uma rede que une movimentos sociais e moradores do bairro, organizou grupos de trabalho que estão buscando parcerias e discutindo formas viáveis de reativar o Mercado de Santa Tereza sem a ajuda financeira da Prefeitura. Ela convidou quem tiver interesse nessas questões para participar das assembleias do movimento, realizadas todas as segundas, às 19:30, na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza.

Participação e encaminhamentos finais

Neuma Rodrigues moradora
Neuma Rodrigues

Na palavra aberta aos participantes, cerca de 50 moradores, a ACBST recebeu várias sugestões de melhoria para o bairro. “É preciso ampliar as medidas de segurança para além do entorno da Praça. Outras regiões como a rua em que eu moro, a Formosa, que está abaixo da Salinas ficam desatendidas, sem câmeras de monitoramento e sem reforço policial. Também temos que pensar em formas de levantar recursos para a associação ter um site, uma comunicação mais abrangente”, sugeriu Neuma Rodrigues, professora e moradora de Santa Tereza.

“Foi muito boa a reunião e a participação da comunidade. Nós moradores temos que agir para melhorar o bairro, ser agentes de mudança, sair da zona de conforto de só criticar pelas redes sociais . Vamos manter este compromisso, todos juntos transformamos”, diz Teresa Staccioli, moradora e coordenadora da Catequese Infantil da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha, que faz parte da atual diretoria da Associação Comunitária do Bairro (ACBST).

Teresa Staccioli moradora acbst
Teresa Staccioli

A ACBST anunciou os seguintes encaminhamentos: mobilização dos alunos da escola EMPLO e do Colégio Tiradentes para o próximo mutirão do Mercado (de manutenção da horta e outros cuidados com o espaço); foi constituída uma comissão de cinco moradores para acompanhar o presidente em reunião com a prefeitura sobre a reforma do Centro de Saúde Horto, na Rua Anhanguera; encaminhar à Polícia Militar e à Regional da PBH, por escrito, as demandas sobre novos pontos de câmeras de segurança e fiscalização de estacionamento na Rua Salinas.

A próxima assembleia está prevista para a última segunda-feira de março, dia 27, no MIS Cine Santa Tereza (a confirmar).

Acompanhe as ações da associação pela página da ACBST, envie dúvidas e sugestões pelo email acbsantatereza@gmail.com

Anúncios